China projeta 1º prédio com hortas em apartamentos

23 de março de 2016

China projeta 1º prédio com hortas em apartamentos

China projeta 1º prédio com hortas em apartamentos 971 611 Cimento Itambé

Como a população do país está se tornando cada vez mais urbana, arquitetura investe em protótipos de sustentabilidade, como o Agro-Housing

Por: Altair Santos

Assinado pelos arquitetos israelenses David Knafo e Tagit Klimor, um edifício projetado para a cidade de Wuhan, na China, pretende ser o primeiro a ter hortas em cada um dos andares. Batizado de Agro-Housing, o empreendimento busca um olhar mais atento às formas inovadoras de pensar sobre a urbanidade sustentável. É também a busca de uma solução para um problema que a China começa a enfrentar, e que tende a desafiar cada vez mais o país. Refere-se ao fato de que 50% da população chinesa (superior a 1 bilhão de pessoas) em breve estará vivendo em cidades, e não mais no campo.

Projeto Agro-Housing: varandas espaçosas e arejadas permitem cultivar hortas na edificação

Projeto Agro-Housing: varandas espaçosas e arejadas permitem cultivar hortas na edificação

A edificação, consideram os arquitetos que a idealizaram, é um passo à frente no conceito de prédio-verde. As varandas espaçosas são equipadas com estufas de dez metros quadrados cada uma. O sistema permite o plantio sem o uso de terra e a irrigação se dá por gotejamento, utilizando as águas pluviais coletadas a partir do telhado e da água reciclada dentro do próprio edifício. O modelo também possibilita a refrigeração natural dos apartamentos, minimizando ou dispensando integralmente o uso de ar-condicionado em determinadas épocas do ano. Wuhan, na China, é uma das cidades mais quentes do país.

Para David Knafo e Tagit Klimor, o conceito-inovador é também uma tentativa de antecipar mudanças de hábitos da sociedade. “Cultivando seus próprios alimentos em comunidades verticais, o morador melhora os laços com os vizinhos e se sente mais responsável pelo prédio onde mora. Além disso, o edifício inclui outras áreas verdes, tanto no telhado quanto nas áreas térreas”, explica Klimor. A dupla de arquitetos iniciou o projeto em 2007 e as obras começaram em 2012, com conclusão em 2016. Construtoras israelenses, norte-americanas e britânicas estão envolvidas no empreendimento.

O edifício é um protótipo e, desde que bem-sucedido, a ideia é transformá-lo em um bairro sustentável com 10 mil unidades. Com 11 pavimentos, o prédio é construído em sistema misto (estruturas de aço e concreto). O vidro e as fachadas ventiladas também são características do projeto. As plantas são flexíveis, o que permite que cada morador defina os espaços de seu apartamento. As únicas partes que não podem ser alteradas são os banheiros – pré-fabricados e encaixados dentro dos apartamentos. Essa foi a solução encontrada para garantir o bom funcionamento do sistema de tratamento das águas do banheiro, para ajudar na irrigação das hortas.

Confira o vídeo do Agro-Housing: https://vimeo.com/41623564

Agro-Housing / Knafo Klimor Architects from ArchDaily on Vimeo.

Entrevistados
Arquitetos David Knafo e Tagit Klimor, do escritório israelense Knafo Klimor Architects (via assessoria de imprensa)
Contato: office@kkarc.com

Crédito Foto: Divulgação/Knafo Klimor Architects

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil