Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Vídeo apresenta processo industrial da Itambé

Área Técnica, Experiência Itambé, Sobre Cimento, Sobre Concreto 13 de março de 2013

Filme mostra como se fabrica cimento com tecnologia de ponta, ao mesmo tempo em que reforça a vocação da Companhia em compartilhar conhecimento

Por: Altair Santos

A Cia. de Cimento Itambé acaba de lançar um vídeo onde é mostrado todo o processo industrial que envolve a fábrica localizada no município de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba. O produto é mais do que uma peça publicitária dedicada a clientes e fornecedores. Didático, funciona como uma verdadeira aula sobre produzir cimento com conceitos modernos e ecoeficiência. Por isso, destina-se também a estudantes das áreas ligadas à mineração e à engenharia, assim como a qualquer pessoa interessada em saber como se fabrica um dos produtos mais consumidos no planeta: o cimento.

Lycio Vellozo: objetivo é compartilhar conhecimento com o mercado da construção civil.

Trata-se de mais um passo da Itambé em seu processo contínuo de compartilhar conhecimento. “Nosso objetivo é proporcionar novas ferramentas de conhecimento, úteis ao mercado da construção civil”, comenta Lycio Vellozo, diretor comercial da Cia. de Cimento Itambé, elencando outras ferramentas importantes da empresa no cumprimento desse papel. Como o Massa Cinzenta, que foi reformulado em novembro de 2012, ampliando as áreas de informação e priorizando a interatividade com seu público. Além disso, a Companhia também se preocupa em fornecer ferramentas que auxiliem na utilização eficiente do cimento, lançando o APP Cimento – disponível para smartphones e tablets.

Este filme é uma iniciativa que envolveu o departamento de marketing e a assessoria técnica, além da colaboração de outros setores da empresa. Como o coordenado pelo engenheiro químico Dair Favaro Junior, gerente industrial da Itambé, para quem o novo vídeo evidencia a preocupação da Companhia em ser transparente em seu processo industrial. “A Itambé já divulga em seu site os resultados dos testes laboratoriais realizados com os produtos. Com esse vídeo, que mostra como é fabricado o cimento, a Companhia apenas está reafirmando sua transparência perante o mercado da construção civil. Assistindo ao vídeo, nosso público fica sabendo de todos os cuidados que a Itambé tem com a mineração, com a escolha das matérias-primas, com a produção de clínquer e com o produto final, que é o cimento“, garante.

Dair Favaro Junior: o vídeo reafirma posição da Itambé em ser transparente em seu processo industrial.

O novo vídeo também mostra toda a tecnologia que envolve o processo industrial da Itambé. Desde maio de 2012, a cimenteira inaugurou sua nova linha de produção que, como define Dair Favaro Junior, é o estado da arte em termos de equipamentos. “Isso possibilita à Companhia, que hoje produz cinco tipos de cimento, ampliar seu portfólio de acordo com a necessidade do mercado. Além disso, permite uma produção mais ecoeficiente. Diria que a nova linha quadriplica nossa capacidade de coprocessar resíduos industriais, utilizando-os como combustíveis alternativos”, diz o gerente industrial.

Criado em forma de animação, o vídeo foi dividido em oito etapas que detalham minuciosamente a linha de produção da Itambé (seleção de matérias-primas, transporte e pré-homogeneização, dosagem de matérias-primas e moagem de cru, secagem e homogeneização da farinha crua, pré-calcinação, clinquerização, moagem e armazenagem, carregamento e expedição). Segundo o diretor de criação Paulo Renato de Oliveira, contratado para o desenvolvimento gráfico do vídeo, além da preocupação em ser fiel ao processo industrial, o produto se pautou também pelo despertar da curiosidade. Por isso, a opção pela animação. “A animação atende muito bem a diversos públicos – do estudante ao engenheiro -, que desejem conhecer melhor o processo. O vídeo funciona com uma linguagem de grande apelo informativo e visual”, conta.

Vídeo sobre processo industrial da Itambé: animação desperta curiosidade e ensina como se produz cimento.

Conheça agora o novo vídeo do processo de fabricação do Cimento Itambé

Baixe o aplicativo APP Cimento

Acesse a home do Massa Cinzenta

Entrevistados
Lycio Vellozo, diretor comercial da Cia. de Cimento Itambé; Dair Favaro Junior, gerente industrial da Cia. de Cimento Itambé, e Paulo Renato de Oliveira, diretor de criação.
Créditos fotos: Divulgação/Itambé

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Leia também:

2 Comentários