Vencendo desafios no ambiente corporativo

Vencendo desafios no ambiente corporativo

Vencendo desafios no ambiente corporativo 150 150 Cimento Itambé

O piloto Klever Kolberg* explica a relação entre o Paris-Dakar e a motivação no ambiente de trabalho

Klever Kolberg, piloto da Equipe Petrobras Lubrax

Segundo o piloto Klever Kolberg não existe diferença entre uma prova de rali e o mundo dos negócios.

Ao pensar em uma prova de rali, talvez a primeira imagem que venha à cabeça seja de competidores aventureiros e vencedores. Entretanto, mais do que gostar do que faz é necessário estar motivado a seguir em frente, pois do contrário a desistência acontecerá no primeiro tombo, afirma o piloto.

Durante todo o ano de 2008, os pilotos Klever Kolberg e André Azevedo aproveitaram a experiência adquirida em ralis com alto grau de dificuldade, para realizar palestras motivacionais.

Eles dão dicas de como uma equipe deve buscar resultados positivos diante das mudanças, utilizando como exemplo o tradicional rali Paris-Dakar, um desafio em que as novidades e incertezas são permanentes no decorrer da prova e a filosofia dos organizadores é fazer a próxima edição da corrida mais difícil que a anterior.

Klever Kolberg já participou de 20 provas do Paris-Dakar e os desafios que conseguiu enfrentar com muito planejamento e capacidade de gestão o estimularam a realizar apresentações motivacionais por todo país e também no exterior.

Fazendo uma analogia entre o mundo corporativo e o rali, eles visam motivar e integrar equipes de vendas que precisam superar metas e vivem em um cenário competitivo, e para todos os profissionais que atuam em empresas em processo de fusão ou incorporação. Conforme o piloto, a palestra também visa estimular a auto-estima das pessoas. E para estar mais próximo à realidade de cada empresa e seus colaboradores, Kolberg prepara as apresentações de acordo com os objetivos pretendidos e com dados de um levantamento feito junto às empresas, tornando a palestra personalizada.

A dupla também faz seminários com o mesmo objetivo de motivar e integrar equipes, a diferença é que inclui uma prova de rali, na qual o local é escolhido pelo contratante e vistoriado pelos organizadores. A prova dura em torno de 1h30 a 2h e sempre é realizada em uma velocidade considerada segura. Antes de realmente participar da corrida, os participantes assistem ao seminário, no qual aprendem conceitos básicos, regras de competição ética e de segurança. Kolberg comenta que se uma equipe pensar sempre de forma diferente, isso pode acabar deixando os objetivos mais distantes, por isso é necessário mais que motivação e também o entrosamento das pessoas.

Para ele planejamento, equipe, comunicação, liderança e qualidade são pontos chaves para um bom negócio.

Kolberg destaca algumas ações e dicas que acha importante em relação ao comportamento do empregado no ambiente de trabalho:

1 – Seja proativo

2 – Procure treinar para melhorar sempre

3 – Colabore e trabalhe em equipe

4 – Desenvolva a habilidade de articular acordos

5 – Acredite nos seus sonhos

6 – Faça tudo com paixão

* Klever Kolberg – É formado em Engenharia de produção e atua como palestrante, piloto e diretor da “Dakar Promoções e Publicidade”.

19 de novembro de 2008

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil