Timão: há 20 anos treinando a mão de obra da construção

Palestra do Timão utiliza linguagem didática e ferramentas audiovisuais

Timão: há 20 anos treinando a mão de obra da construção

Timão: há 20 anos treinando a mão de obra da construção 1024 530 Cimento Itambé

Programa criado pela Cia. de Cimento Itambé dissemina as melhores práticas, seja no canteiro de obras, nas empresas parceiras ou nas universidades

Logomarca comemora os 20 anos do Timão

Logomarca comemora os 20 anos do Timão

Dia 13 de fevereiro de 1998 foi lançado pela Cia. de Cimento Itambé o programa Timão. A proposta era simples: uma palestra para pedreiros e serventes de obras, a fim de que pudessem fazer o uso correto do Cimento Portland no preparo do concreto e da argamassa, sem desperdícios, no tempo permitido, com correto adensamento e cura adequada. Assim nasceu o Treinamento de Mão de Obra para a Construção Civil (Timão), que, ao completar 20 anos, tornou-se um dos mais bem-sucedidos programas voltados à qualificação na construção civil.

O Timão tornou-se abrangente e hoje contabiliza 2.213 palestras para 59.300 participantes, com média de 27 por palestra. A característica principal do programa é que ele atende a diversos públicos. Engloba desde os operários, passando por engenheiros civis, arquitetos e estudantes universitários. Inovador, leva a sala de treinamento ao canteiro de obra, às empresas parceiras e às universidades. As informações são passadas por uma equipe qualificada, que usa linguagem didática, utiliza ferramentas audiovisuais e faz demonstrações sobre como executar o trabalho.

Palestra do Timão utiliza linguagem didática e ferramentas audiovisuais

Palestra do Timão utiliza linguagem didática e ferramentas audiovisuais

Para Lycio Vellozo, diretor comercial da Cia. de Cimento Itambé, o Timão é um exemplo de como a empresa pode se relacionar não apenas com seus clientes, mas com a comunidade técnica que busca qualificação. “A abrangência dos treinamentos avançou do canteiro de obra para outros segmentos da construção civil – centrais de concreto, industrias de pré-moldados, artefatos de cimento, revendas e, por último, as universidades nos cursos voltados à construção civil”, afirma.    

Atualmente, o Timão abrange vários segmentos. As palestras são moldadas de acordo com o tipo de atividade do cliente. Por exemplo, para concreteiras, o treinamento é dirigido para motoristas operadores de betoneiras, operadores de bombas de concreto, balanceiros, auxiliares de laboratório e vendedores. Neste caso, as palestras são mais técnicas, com aspectos que envolvem a produção de concreto e os cuidados de manuseio, tanto na central como na obra. O Timão também leva aulas práticas de laboratório para cursos de graduação e tecnólogos voltados à construção civil – engenharia civil, arquitetura, técnico em edificações e tecnologia em concreto -, atendendo toda a região sul do Brasil.

Convênios com universidades

Veículo personalizado para o programa Timão transporta a equipe para empresas e universidades

Veículo personalizado para o programa Timão transporta a equipe para empresas e universidades

Também há convênios, como os que existem com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Para o ano letivo de 2007 firmamos o primeiro termo de convênio com a Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de estabelecer um intercâmbio técnico-científico para a utilização da estrutura técnica e equipamentos da Itambé – fábrica, mina de calcário e central de concreto, visando capacitar e desenvolver os alunos para os corretos preceitos de utilização do cimento e do concreto. Em 2011, foi a vez da Universidade Tecnológica Federal do Paraná receber o convênio”, diz o diretor comercial da Cia. de Cimento Itambé.

Para 2018, o Timão já traçou suas metas para continuar como referência e abranger ainda mais parceiros. “Queremos manter o programa com a média de 100 treinamentos para um público de 3.000 pessoas e fortalecer os convênios com as universidades”, assegura Lycio Vellozo, convicto de que o Timão seguirá prestando serviços relevantes ao abrangente setor da construção civil.

Solicite uma palestra do Timão. Clique aqui.

Entrevistado
Engenheiro civil Lycio Vellozo, diretor comercial da Cia. de Cimento Itambé

Contato: 
asstec@cimentoitambe.com.br

Crédito Fotos: Cia. de Cimento Itambé

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil