Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Sustentabilidade é tema do IBRACON 2009

Novas Tecnologias 22 de setembro de 2009

Evento abordará o uso do concreto para obras de infraestrutura sustentáveis

Logo 51 CBC

De 6 a 10 de outubro acontece, em Curitiba, o Congresso Brasileiro do Concreto, maior fórum nacional e latino-americano de debates sobre a tecnologia do concreto e suas aplicações em obras civis. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), a 51ª edição do congresso irá abordar o tema “Concreto para obras de infraestrutura Sustentáveis”.

O evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com especialistas nacionais e estrangeiros sobre os variados aspectos associados à pesquisa e à aplicação do concreto no país e no mundo. “Discutir a sustentabilidade, muito mais do que oportuno, é indispensável” analisa José Marques Filho, diretor regional do IBRACON no Paraná, reforçando a importância do tema escolhido para o evento deste ano.

José Marques Filho

José Marques Filho

Um dos maiores desafios, segundo José Marques, é que não é possível parar (o setor da construção) para pensar nas melhores estratégias. “Temos que encontrar as soluções com o ‘ônibus andando’” argumenta.

Para atender às necessidades das gerações atuais e futuras é fundamental que os profissionais do setor se preparem para implementar novos processos, para desenvolver pesquisas e novas tecnologias, que sejam capacitados a propagar as mudanças e que estejam dispostos a contribuir para um mundo mais sustentável. É o que confirma o diretor regional do IBRACON: “O concreto é um dos materiais mais utilizados na infraestrutura das cidades, no Brasil e no mundo. E toda a cadeia que envolve a sua produção afeta o ambiente, seja através da emissão de gases poluentes, da geração de resíduos ou do uso dos recursos naturais. Por tudo isso, devemos pensar na sustentabilidade do planeta em longo prazo”.

O lado positivo é que cada vez mais a indústria da construção civil está se adequando aos conceitos de sustentabilidade. Um exemplo prático é a reutilização e a transformação de resíduos industriais e resíduos de construção e demolição. Além de favorecer a economia dos recursos naturais, essa atitude contribui para reduzir os danos à natureza causados pela disposição desses resíduos ao ar livre.

Outro exemplo é o significativo aproveitamento de resíduos industriais na produção de cimento, com a utilização de adições como a cinza pozolânica e a escória de alto forno. “Além das adições, o uso de combustíveis alternativos de resíduos industriais, a contínua melhoria dos filtros para retenção de particulados e o desenvolvimento de novas tecnologias na produção, contribuem muito para a manutenção deste importante conceito – a sustentabilidade do planeta” explica o engenheiro Jorge Aoki, Gerente de Assessoria Técnica da Itambé.

Pensando no futuro

Para que o evento seja efetivo e tenha continuidade, José Marques diz que serão feitas diversas ações complementares como a criação de documentos sobre o que foi discutido; um livro de boas práticas voltado aos engenheiros; e o lançamento de um concurso com o tema Sustentabilidade do Concreto.

Cimento Itambé expõe curiosidades do concreto no IBRACON 2009

No stand da Cimento Itambé que estará presente no IBRACON 2009, estudantes e profissionais do setor poderão conhecer diversas “Curiosidades do Concreto”. De acordo com Jorge Aoki o objetivo “é mostrar materiais brasileiros não convencionais que usamos na composição do concreto em determinadas regiões e também tecnologias diferenciadas em obras de alguns países”.

Confira a programação do IBRACON 2009:

* 41 sessões de Palestras Técnico-Científicas;
* 2 Workshops sobre Temas Controversos;
* 6 Conferências Plenárias com palestrantes internacionais;
* 2 Concursos Estudantis;
* 1 Mesa Redonda sobre “Os Materiais Cimentícios na Indústria de Gás e Óleo”;
* 1 Seminário Eletrobrás de Construção e Manutenção de Obras Civis;
* 1 Seminário de Sustentabilidade;
* Cursos de Atualização Profissional;
* Sessões Pôsteres;
* Feira de Produtos e Serviços para a Construção – Feibracon;
* Palestras Técnico-Comerciais e Reuniões Institucionais.

Paralelamente, acontecerá o VII Simpósio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, que irá abordar os tópicos:

1. Projeto e Métodos Construtivos de Estruturas Complexas
2. Modernização de Códigos de Projeto
3. Monitoração de Estruturas
4. Aspectos Inovadores na Análise e Projeto de Estruturas

Palestrantes

Michel Lorrain, professor da Université Paul Sabatier de Toulouse, França, irá apresentar seu estudo de padronização dos ensaios de aderência entre o aço e o concreto.

Peter Marti, professor do Institute of Structural Engineering de Zurique, na Suíça, abordará o Impacto da Análise-Limite no Projeto de Estruturas de Concreto.

Cristian Boller, professor do Fraunhofer Institute of Nondestructive Testing, na Alemanha, vai expor o tema do gerenciamento da infraestrutura civil com base no monitoramento da saúde estrutural.

James Wight, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, falará sobre as diretrizes das normas técnicas atuais para o projeto de estruturas de concreto.

Alberto Carpinteri, professor do Departamento de Engenharia Estrutural e Geotecnica da Politécnica de Torino, na Itália, discutirá a aplicação da mecânica de fratura não-linear na avaliação da capacidade rotacional de vigas de concreto armado.

Carlos Eduardo Moreira Maffei, professor do Departamento de Estruturas e Fundações da USP, debaterá sobre os principais fatores intervenientes no mecanismo de colapso da estrutura do Túnel do Metrô de São Paulo.

Público-alvo do evento:
Estudantes, pesquisadores, professores, técnicos, calculistas, tecnologistas, vendedores técnicos, marqueteiros, diretores e gerentes de empresas, empresários, construtores, funcionários públicos e outros agentes da cadeia da construção civil.

Mais informações no site www.ibracon.org.br

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Caroline Veiga DRT/PR 04882



Tags:
Leia também: