Shopping em SP ganha principal prêmio da Abcic

Tietê Plaza Shopping: 25.000 m³ de concreto pré-fabricado

Shopping em SP ganha principal prêmio da Abcic

Shopping em SP ganha principal prêmio da Abcic 1024 768 Cimento Itambé

Tietê Plaza foi eleito a obra do ano de 2014 em pré-fabricados de concreto. Empreendimento usou 25.000 m³ de estruturas, como vigas e lajes

Por: Altair Santos

O vencedor de 2014 do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto foi o Tietê Plaza Shopping. O empreendimento está localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, com área total construída de 130.334 m². Na obra, foram utilizados aproximadamente 25.000 m³ de concreto pré-fabricado, considerando vigas, lajes alveolares, painéis arquitetônicos de fachada estruturais e não estruturais, além de escadas. A obra foi executada pela Racional Engenharia e contou com o projeto arquitetônico de Maria de Fátima Rodrigues Alves, além do projeto estrutural de Carlos Eduardo Melo. A Concrebem Pré-Moldados foi responsável por fornecer as estruturas de pré-fabricados.

Tietê Plaza Shopping: 25.000 m³ de concreto pré-fabricado

A comissão julgadora da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) ainda conferiu menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto. O primeiro é o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe-BA. Trata-se de um empreendimento cujas estruturas pré-fabricadas foram fornecidas pela T&A Pré-Fabricados, num total de 11.000 m³ de concreto pré-fabricado. Já a segunda menção honrosa foi concedida para a ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília. A obra demandou um volume de 7.318 m³ de concreto e ocupa uma área total de 50.405 m².

Pré-fabricado na Copa
Também foram destacados na premiação da Abcic outros dois sistemas pré-fabricados que ficaram em evidência em 2014: a Arena Corinthians e o Monumento à Copa – um relógio com estrutura pré-fabricada, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e que realizou a contagem regressiva até a abertura do evento, no dia 12 de junho. Para Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, a diversificação de projetos reforça a aplicabilidade do pré-fabricado em diferentes segmentos. “Mesmo indicado para projetos modulares, nosso sistema tem vencido desafios e viabilizado distintos projetos, cumprindo ousados prazos de execução e agregando qualidade a diversos empreendimentos”, ressalta.

Em sua 4ª edição, o Prêmio Obra do Ano destacou projetos arquitetônicos e estruturais

O Prêmio Obra do Ano prestigia as empresas pré-fabricadoras e confere destaque aos arquitetos e engenheiros-projetistas que usam o sistema construtivo em seus projetos. Foi criado em 2011, no ano de comemoração de 10 anos de atividades da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. A Abcic foi fundada com o objetivo de difundir e qualificar os pré-moldados de concreto destinados às estruturas, fachadas e fundações. Com mais de 100 associados, promove ações e iniciativas inéditas para o desenvolvimento do setor.

A premiação ainda conta com o apoio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto).

 

Entrevistado
Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) (via assessoria de imprensa)
Contato: abcic@abcic.org.br

Créditos Fotos: Divulgação/Abcic

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil