Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Nova revisão da ABNT NBR 6118 começa a ser preparada

Área Técnica, Normas 4 de março de 2015

Futura atualização da ABNT NBR 6118 entra em fase de planejamento. Antes, norma para projeto de estruturas de concreto busca certificação ISO

Por: Altair Santos

A edição revisada da ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento – vigora desde 29 de maio de 2014. Passado menos de um ano de sua atualização, a norma técnica mais importante para os projetistas da construção civil prepara-se para outra mudança. Ainda em 2015, uma emenda à NBR 6118 será colocada em votação popular para melhorar o texto que trata de verificação do projeto.

Sueli Bacchareti Bueno: ABECE e Ibracon mantém comitê ativo para analisar e preparar revisão em 2019

Segundo a ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), Suely Bacchereti Bueno, a emenda é para deixar explícito que é necessário promover a verificação do projeto. “Não se trata de uma errata à norma, mas de uma emenda que destaca a importância da verificação. Afinal, essa é uma norma que prioriza a segurança das edificações e também a segurança da sociedade”, ressaltou a engenheira, no mais recente debate sobre a NBR 6118 realizado no Instituto de Engenharia.

O prazo legal para uma nova revisão da norma para projetos de estruturas de concreto é 2019. No entanto, Alio Ernesto Kimura, secretário da comissão que analisa permanentemente a NBR 6118, afirmou que esta é uma norma em que a “revisão é infinita”. “Como abrange a tecnologia do concreto, precisa de revisão constante”, disse, também em palestra no Instituto de Engenharia, lembrando que o Brasil é o único país da América Latina a ter uma norma própria para projetos de estruturas de concreto.

Acreditação ISO
Porém, antes de qualquer alteração na norma, a prioridade é acreditá-la perante a ISO. O texto já foi traduzido para o inglês e uma comissão formada por especialistas de cinco países irá analisá-la. “Austrália, Índia, Coreia do Sul, Japão e EUA vão analisar o novo texto”, revela Suely Bueno. Segundo ela, o plano é que até o próximo congresso do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), que acontece em outubro de 2015 em Bonito-MS, a NBR 6118 já tenha obtido a certificação ISO.

A engenheira alertou também que o Brasil, como signatário da ISO, tem obrigação de manter suas normas atualizadas. “Ainda mais por tratar-se de uma norma tão importante como a 6118. Já foram promovidas novas reuniões para futuras revisões e, entre os itens relevantes para as atualizações que virão, estão estruturas de pilar e paredes, colapso progressivo, biela e tirante, estado multiaxial de tensão, punção e força cortante e blocos sobre estacas”, relatou.

Alio Ernesto Kimura: compatibilização com Norma de Desempenho fará parte da nova revisão

A recente revisão da ABNT NBR 6118 também não teve tempo de criar uma compatibilização com a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho). Isso será feito nas novas revisões da 6118. “Essas revisões exigem muita responsabilidade do setor. Por isso, é importante haver mais engajamento. Também é relevante que novos profissionais entrem no processo de revisão, para que as comissões se renovem. Afinal, as revisões são infinitas”, finalizou Suely Bacchereti Bueno.

Para ver a íntegra da entrevista sobre a ABNT NBR 6118, acesse o link http://www.institutodeengenharia.org.br/site/videos/canal/cod_canal/2622/consideracoes-sobre-a-nova-norma-nbr-6118-2014

 

 

Entrevistados
– Engenheiro civil Alio Ernesto Kimura, sócio-diretor da TQS Informática e secretário da revisão da norma ABNT NBR 6118:2014
– Engenheiro civil Suely Bacchereti Bueno, diretora do escritório técnico Júlio Kassoy e Mário Franco Engenheiros Civis Ltda., ex-presidente da ABECE e coordenadora da comissão de revisão da NBR 6118
Contatos
jkmf@jkmf.com.br
comercial@tqs.com.br

Créditos Fotos: Divulgação/ABECE e Divulgação/Cia. Cimento Itambé

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também: