Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Projeto e Execução de Estruturas de Concreto

Sobre Concreto 9 de fevereiro de 2010

Seminário irá discutir as principais tendências e desafios para projeto e execução de estruturas de concreto

A PINI promoverá em São Paulo, no dia 16 de março, o seminário “Projeto e Execução de Estruturas de Concreto”. De acordo com Eric Cozza, diretor de redação da PINI, o objetivo do evento é reunir profissionais reconhecidos para discutir as principais tendências de projeto e execução de estruturas de concreto: avanços e desafios relacionados à racionalização de custos, conformidade técnica, desempenho e durabilidade das estruturas.

Estrutura do novo estádio Arena Cuiabá será em concreto pré-moldado

Segundo Cozza, com o lançamento do plano habitacional Minha Casa, Minha Vida e a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o patrimônio construído no Brasil alcançará, em breve, um novo patamar e que, por isso, o evento faz parte de uma discussão fundamental. Alguns dados já divulgados pelo governo brasileiro comprovam essa expectativa. Apenas para sediar a Copa do Mundo, o Brasil deverá investir até R$ 20,1 bilhões em obras.

Um dos principais desafios do setor será atender a esta demanda. Novos processos e tecnologias deverão ser implementados para garantir o aumento da produtividade. Apenas atender a cronogramas e custos não será suficiente, a otimização de recursos será fundamental, sem detrimento, é claro, da qualidade.

É isso o que ressalta o diretor da PINI: “Para chegar lá sem perdas de qualidade e com custos competitivos, novos parâmetros de projeto, novas metodologias de planejamento, sistemas construtivos industrializados e tecnologias avançadas devem tomar conta dos canteiros de obras em todo o País” avalia. “E o concreto certamente ocupará posição de destaque em muitas obras”.

Para Cozza a cultura de utilização de estruturas de concreto é muito forte no meio técnico nacional. “Os avanços dessa tecnologia no século XX permitiram o surgimento de uma nova expressão arquitetônica no mundo, com destaque para os mestres brasileiros do movimento modernista”. E agora, mais do que nunca, é a hora de discutir e planejar o futuro das estruturas de concreto no país.

Pré-moldados de concreto
Os pré-moldados de concreto, tradicionalmente utilizados como sistemas construtivos de galpões, têm evoluído consideravelmente do ponto de vista técnico e estético. Cada vez mais eles se apresentam como uma solução viável e vantajosa para diversos tipos de obras. Além das obras industriais, os segmentos habitacional e comercial e obras de infraestrutura como passarelas, terminais de aeroportos, pontes e viadutos podem se beneficiar deste sistema construtivo. Além disso, a tendência é que os pré-moldados prevaleçam na construção de novos estádios, como já ocorreu em obras do Pan-americano do Rio.

Programação do evento:
* Desafios e Tendências Tecnológicas para o Concreto Estrutural – Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Escola de Engenharia)
* Tendências de Projeto de Estruturas de Concreto no Brasil – Virgílio Augusto Ramos (Cia. de Engenharia Civil)
* Normas e Aspectos de Durabilidade, Resistência e Desempenho Relacionados às Estruturas de Concreto – Inês Laranjeiras Battagin (CB-18 ABNT)
* Novas Aplicações e o Futuro dos Pré-Moldados de Concreto no Brasil – Eng. Francisco Pedro Oggi (Empório do Pré-Moldado)
* Casos de Execução de Estruturas de Concreto da Cyrela – Engenheiro Antônio Carlos Zorzi (diretor técnico da Cyrela).

Cozza explica que as palestras terão abordagens específicas, mas que serão complementares entre si. Ou seja, cada uma delas poderá despertar diferentes discussões e dúvidas. “De qualquer forma, as questões centrais talvez sejam: a continuidade do ciclo de crescimento da indústria da construção civil permitirá investimentos em inovações relacionadas à tecnologia do concreto estrutural? A utilização de pré-moldados de concreto ganhará novas tipologias e alcançará um novo patamar no Brasil? Como aliar velocidade de execução, custo competitivo e bom desempenho estrutural?”.

Público-alvo:
O público-alvo será formado por diretores e coordenadores técnicos de construtoras, engenheiros de obras, projetistas de estruturas, arquitetos, tecnólogos, professores, pesquisadores, estudantes e todos os envolvidos nas áreas de projeto e execução de estruturas de concreto. “Todo profissional envolvido com as etapas de projeto e execução de obras necessita de atualização tecnológica constante nessa área” argumenta Cozza.

SERVIÇO

Seminário: Projeto e Execução de Estruturas de Concreto
Data: 16 de março de 2010
Local: Milenium Centro de Convenções. Rua Doutor Bacelar, 1043 – Vila Mariana – São Paulo
Horário: 9h às 17h
Informações e inscrições: (11) 2173-2474 / 2465 ou eventos@pini.com.br

Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Vogg Branded Content



Tags:
Leia também: