Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Pré-moldado em Arena

Novas Tecnologias, Tendências construtivas 19 de junho de 2007

Cidade catarinense de Jaraguá do Sul ganha ginásio multi-eventos

Com investimentos da prefeitura, governo do estado e iniciativa privada, um antigo sonho dos habitantes da próspera cidade catarinense de Jaraguá do Sul é realizado. Com capacidade para receber um público de 6.500 pessoas, a obra custou 16,5 milhões de reais. Sua área total é de 20.637 m2 e o empreendimento tem alojamento para receber até 80 atletas.

O projeto arquitetônico, muito ousado e moderno, criou uma interação desafiadora entre a estrutura de concreto e a cobertura metálica do ginásio. Outro aspecto diferencial do projeto foi a inclinação acentuada de 38 graus do módulo superior das arquibancadas.

Também a solução estrutural dos quatro pilares principais que recebem os dois pórticos centrais metálicos, com 70 m de vão livre, é um detalhe a ser registrado. Cada um destes pilares foi composto por dois pilares pré-fabricados, unidos entre si por quatro mísulas. O conjunto pesou aproximadamente 100 toneladas, com inércia elevada e compatível com as reações de apoio da estrutura de cobertura.

Para atender a necessidade do fornecimento de concreto com desempenho e qualidade em curto prazo, a escolhida pela Proma Construções e Planejamento Ltda., responsável pela obra, foi a BPM Pré-Moldados Ltda., de Criciúma, Santa Catarina.

Outros dados importantes da obra:

– Grande precisão dimensional dos elementos pré-fabricados;

– Prazo de produção dos elementos de 90 dias;

– Volume de concreto pré-fabricado de 1.800 m³;

– Volume de capeamento das lajes de 625 m³;

– Número de elementos pré-fabricados de 2.124 peças.

Créditos: Engº Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696



Tags:
Leia também: