Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Obra mais sustentável das Américas é em concreto aparente

Área Técnica, Construção Sustentável, Sobre Concreto, Sustentabilidade 19 de abril de 2018

Centro Sebrae de Sustentabilidade, construído em Cuiabá, no Mato Grosso, recebeu o título da britânica Building Research Establishment

Fachadas de vidro oferecem conforto térmico e aproveitamento máximo de luz natural ao prédio do Sebrae, em Cuiabá-MT. Crédito: Sebrae

Fachadas de vidro oferecem conforto térmico e aproveitamento máximo de luz natural ao prédio do Sebrae, em Cuiabá-MT. Crédito: Sebrae

O Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá-MT, é o prédio mais sustentável das Américas, segundo avaliação da Building Research Establishment (BRE). A edificação foi construída em concreto aparente, combinado com fachadas de vidro para obter conforto térmico e aproveitamento máximo de luz natural. Projetada pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, que é professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a obra seguiu os conceitos de arquitetura bioclimática e arquitetura vernacular em sua concepção.

Com formato ogival, o Centro Sebrae de Sustentabilidade preserva em seu projeto tradições construtivas do Mato Grosso e da região amazônica, como as casas xinguanas. Daí, o fato de optar pela arquitetura vernacular, que tem como principal característica se inspirar em construções milenares de uma determinada cultura. No Brasil, além das casas xinguanas, as palafitas também são exemplares que estimulam projetos de arquitetura vernacular.

Centro Sebrae de Sustentabilidade possui a certificação internacional Breeam. 
Crédito: Sebrae

Centro Sebrae de Sustentabilidade possui a certificação internacional Breeam. 
Crédito: Sebrae

Estudioso das construções indígenas, José Afonso Botura Portocarrero procurou levar para a obra do Sebrae soluções que fizessem o prédio atingir um nível de excelência em sustentabilidade. Entre as opções, a cobertura em casca de concreto armado foi um dos detalhes que levou a edificação a receber a premiação. Foram construídas duas cascas, espaçadas em 30 centímetros, com o objetivo de permitir a refrigeração interna do prédio e possibilitar a coleta de água de chuva, que depois de filtrada é estocada para o uso na irrigação de plantas, para a lavagem de pisos e o abastecimento de banheiros.

A edificação foi construída com estratégias de conforto térmico para o clima tropical. Por isso, o prédio foi desenvolvido com base na orientação do sol (nascente-poente), contemplando beirais que evitam a radiação direta. O pé direito de 7,5 metros, combinado com a cobertura projetada em duas cascas, permite que a água da chuva permeie seu interior para executar o resfriamento natural, ao mesmo tempo em que a casca exterior protege a interior. O ar quente é encapsulado e possibilita temperatura interna até 10 °C abaixo do registrado no ambiente externo.

Cobertura em casca de concreto armado foi um dos detalhes que levou a edificação a receber a premiação. 
Crédito: Sebrae

Cobertura em casca de concreto armado foi um dos detalhes que levou a edificação a receber a premiação. 
Crédito: Sebrae

Todas as edificações premiadas possuem certificação Breeam

Só concorreram ao prêmio prédios que tinham a certificação internacional Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method [Método de Avaliação de Ambientes Sustentavelmente Construídos]). No caso do Centro Sebrae de Sustentabilidade, ele foi enquadrado na categoria Breeam In-Use, em nível Excellent, que atesta o desempenho ambiental de edificações de acordo com os benefícios gerados ao meio ambiente. Também foram premiados os seguintes prédios:


– Bloomberg London
– Projeto Comercial – Design
– Four Pancras Square, Londres – Projeto Comercial – Pós-Construção
– Forum Kayseri, Turquia – Projeto Comercial – Em Uso
– Escola Primária Tiger Way e Creche, Londres – Projeto Público – Design
– Centro GSK de Química Sustentável, Nottingham – Projeto Público – Pós-Construção
– Grønland 58, Drammen, Noruega – Projeto Público – Em Uso
– HAUT, Amsterdam – Homes – Design
– 126 Pavilion Road, Londres – Casas – Pós-Construção
– Mansão Metropolis, China – Prêmio Regional – Ásia
– V.Offices Kraków, AFI Europe Poland – Prêmio Regional – Europa Central e do Leste
– Bloomberg London e DC2, Prologis Park, Dunstable, Reino Unido – Joint winner, Prêmio Regional – Europa Ocidental

Com formato ogival, o Centro Sebrae de Sustentabilidade se inspirou em construções indígenas
. Crédito: Sebrae

Com formato ogival, o Centro Sebrae de Sustentabilidade se inspirou em construções indígenas
. Crédito: Sebrae

Localizada em Watford, na região metropolitana de Londres-Inglaterra, a Building Research Establishment foi fundada em 1921. A instituição é responsável pelo selo Breeam – a mais antiga premiação de sustentabilidade do mundo, criada em 1990. A certificação está presente em mais de 250 mil prédios de 50 países.

Entrevistados
Centro Sebrae de Sustentabilidade (
via assessoria de imprensa)
Building Research Establishment (BRE) (
via assessoria de imprensa)
Contatos
imprensa@sebrae.com.br
enquiries@bre.co.uk

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também: