No Brasil, manta de concreto tem mil e uma utilidades

Manta pode ser usada para revestir valas de irrigação

No Brasil, manta de concreto tem mil e uma utilidades

No Brasil, manta de concreto tem mil e uma utilidades 557 419 Cimento Itambé

Material inventado na Inglaterra pode ser usado em canais de irrigação, para revestir diques, envelopar dutos e proteger encostas de deslizamentos

Por: Altair Santos

Imagine uma manta envolta em uma argamassa especial, cuja fórmula é mantida em segredo pelos seus inventores, e que, por causa de componentes aceleradores transforma-se em uma fina camada de concreto ao entrar em contato com a água. É esse material que tem sido usado em um diversificado número de obras em 45 países, e mais recentemente no Brasil. Na Inglaterra e na Espanha, o produto é aplicado principalmente nos setores ferroviários e rodoviários. Na África do Sul, a indústria de cana de açúcar usa a manta para irrigação. Outra aplicação é vista no Chile, no Canadá e no Oriente Médio, onde o material é utilizado para envelopar dutos de óleo e gás.

Manta de concreto: fórmula do cimento usado no produto é segredo do fabricante

A praticidade da manta de concreto, o que a transforma em um elemento com “mil e uma utilidades” na construção civil, permite economia de tempo até dez vezes maior do que uma obra convencional. “Uma vala de 50 metros em uma refinaria, em vez de demorar dois dias e meio, foi construída em duas hora e meia. A economia mínima é de 20% de mão de obra direta e indireta, no custo de material e no custo de equipamentos utilizados, se comparado, por exemplo, ao concreto projetado”, explica Ian Pacey, diretor da Concrete Canvas Brasil, que trouxe a invenção inglesa para o mercado nacional.

No país, a manta de concreto é vendida em rolos portáteis de 1,10 m de largura, até 10 m², ou a granel, com 1,10 m de largura até 200 m, e vem em três espessuras : 1) CC5 – 5 mm de espessura; 2) CC8 – 8 mm de espessura, e 3) CC13 – 13 mm de espessura. A SPI – Engenharia e Representações, que detém os direitos do produto no Brasil, oferece o serviço de treinamento teórico e prático aos clientes. O setor agropecuário brasileiro tem sido o que mais consome o material. “O que é especial nesta manta é que, ao contrário dos sistemas de concretagem, que normalmente levam até 28 dias para cura, esta tecnologia, em 24 horas, atinge 80% da resistência/cura (fck = 30 MPa) e, em apenas 48 horas atinge 100% potência/cura (fck = 40 MPa)”, diz Ian Pacey.

Procedimentos para instalação da manta de concreto

Manta pode ser usada para revestir valas de irrigação

1) Para valas, utilizar a manta de 5 mm. Para canais e camadas de contenção e impermeabilização, utilizar a de 8 mm.

2) Importante retirar qualquer protuberância, como pedras, raízes ou galhos.

3) Material deve ser fixado diretamente no solo, com estacas de 40 cm ou 60 cm, a cada 2 metros.

4) Levar a manta para aplicação ainda em sua embalagem, especialmente em tempo chuvoso, para o produto não iniciar processo de hidratação.

5) Abrir a embalagem no local, desenrolar a manta, iniciando pelo final da vala, deixando o tecido para cima, a fim de receber a hidratação, e o lado impermeável da manta direto no solo.

Manta ajuda a proteger encostas sob risco de deslizamento

6) Fixar estacas nos cantos de sobreposição de um rolo para o próximo.

7) Sempre fixar estacas antes de processo de hidratação.

8) Após os rolos estarem bem posicionados, e devidamente fixados, é que inicia-se o processo de hidratação.

9) A hidratação deve ser feita com água sem pressão, regando o produto em excesso (encharcando) com 1 volume de água para 2 de Concrete Canvas. Faz-se uma aplicação inicial de água e após uma hora desta primeira hidratação checar o posicionamento do produto para ajustes e iniciar a segunda hidratação, igual a anterior. Não há perigo de hidratação em excesso, mas sim perigo de sub-hidratação. É importante aplicar água até que o produto esteja encharcado.

10) Durante as primeiras duas horas de hidratação, o produto ainda pode ser moldado e trabalhado.

Manta permite criar canais para escoar a chuva

11) Após a segunda hidratação, não permitir movimentação sobre o produto. Em 48 horas, o produto atinge 100% da cura/potência (fck = 40 MPa).

12) O tempo de vida útil do produto é de dois anos a partir da fabricação, com o produto ainda na embalagem sem a violação, e armazenado em local seco.

Entrevistado
Ian Pacey, diretor da Concrete Canvas Brasil e da SPI  Engenharia &  Representações

Contatos
pacey-spi@uol.com.br
www.concretecanvas.com.br

Créditos Fotos: Concrete Canvas/Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil