Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Onde estão os melhores cursos de engenharia civil do mundo?

Qualificação Profissional, Universidade e Pesquisa 21 de setembro de 2017

Entre os dez melhores, nove estão distribuídos entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Oxford e Cambridge lideram ranking 2017/2018

Por: Altair Santos

A Times Higher Education, revista britânica que desde 2011 avalia universidades em todo o mundo, acaba de lançar o ranking anual das 1.000 principais universidades do mundo. A publicação é a mesma que recentemente listou as 100 melhores universidades sul-americanas, e que colocou a Unicamp como a principal do continente. Desta vez, a relação permite saber também quais se destacam no planeta em um determinado curso de graduação. Especificamente, sobre a engenharia civil, as duas melhores estão no Reino Unido: Oxford e Cambridge.

Universidade de Oxford, na Inglaterra: fundada em 1096, está no topo mundial do conhecimento

Universidade de Oxford, na Inglaterra: fundada em 1096, está no topo mundial do conhecimento

Entre as dez melhores na graduação em engenharia civil, nove se concentram no Reino Unido e nos Estados Unidos. A exceção é o Instituto de Tecnologia de Zurique, na Suíça. Na Grã-Bretanha, além de Oxford e Cambridge, há também o Imperial College London, que ocupa a 8ª posição. Nos EUA, estão California Institute of Technology (3º), Stanford University (4º), Massachussets Institute of Technology (5º), Harvard University (6º), Princeton University (7º) e University of Chicago (9º).

O que faz da Oxford a melhor é que ela prioriza a pesquisa e é uma das poucas no mundo em que a engenharia é estudada como uma disciplina unificada, ou seja, a universidade entende que um engenheiro civil precisa também entender de eletrônica, mecânica e outras disciplinas gerais da engenharia. O curso está vinculado ao departamento de Ciências da Engenharia. O ensino de graduação se concentra em quatro pilares: estruturas, geotecnia, engenharia de recursos oceânicos, costeiros e recursos hídricos e energia.

Em Cambridge, a engenharia civil está sob a tutela do centro Laing O’Rourke de Engenharia e Tecnologia de Construção. As disciplinas concentram-se no futuro das construções, buscando novos paradigmas e modelos inovadores, com base em pesquisas de gerenciamento, tecnologias e processos de construção. Tanto Oxford quanto Cambridge aceitam estudantes de outros países. No caso dos brasileiros, as universidades exigem que os alunos saídos do ensino médio façam um curso – o A-Levels, International Baccalaureate – e depois se submetam a uma espécie de vestibular para conseguir ingressar.

O caminho é mais fácil para quem já estiver cursando a graduação em engenharia civil no Brasil. Neste caso, o candidato precisa estar em uma universidade brasileira conceituada e ter notas impecáveis. Por outro lado, as escolas britânicas e norte-americanas estão sempre atentas a grandes cérebros em outros países e costumam oferecer bolsas de estudo para que eles se desenvolvam em seus cursos. No entanto, vale ressaltar que nenhuma das grandes universidades destes dois países é gratuita. Estima-se que atualmente 30 brasileiros cursem engenharia civil no top 10 do ranking da Times Higher Education.

No Brasil
Entre as 1.000 melhores universidades do mundo, 21 estão no Brasil. Na edição 2016/2017 do ranking, eram 27. Saíram da lista as seguintes escolas: UFPR (Universidade Federal do Paraná), UFBA (Universidade Federal da Bahia), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UFLA (Universidade Federal de Lavras), UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFF (Universidade Federal Fluminense), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e UEM (Universidade Estadual de Maringá).

Entraram: Unifei (Universidade Federal de Itajubá), UnB (Universidade de Brasília), UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Todas têm cursos de engenharia civil em suas graduações. As melhores do país continuam sendo a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No ranking mundial, elas se posicionam entre as posições 251 e 500.

Veja os 10 melhores cursos de engenharia civil do mundo:

1. University of Oxford (Reino Unido)

2. University of Cambridge (Reino Unido)

3. California Institute of Technology (EUA)

4. Stanford University (EUA)

5. Massachussets Institute of Technology (EUA)

6. Harvard University (EUA)

7. Princeton University (EUA)

8. Imperial College London (Reino Unido)

9. University of Chicago (EUA)

10. ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça)

 

Confira aqui o ranking completo das 1.000 universidades.
 

Entrevistado
Reportagem com base no relatório da Times Higher Education sobre as 1.000 melhores universidades do mundo

Contatos
branding@timeshighereducation.com
www.timeshighereducation.com

Crédito Foto: University of Oxford

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também: