Há pouco mais de dois meses do inicio de sua operação, Porto de Navegantes recebe seu primeiro Navio
A imagem, já comum aos moradores de Itajaí e Navegantes, foi acompanhada de perto pelas autoridades locais, Capitania dos Portos, Receita Federal e estadual e por um grande número de colaboradores da Portonave S.A. – Terminais Portuários de Navegantes.
Trata-se da chegada do navio do Panagia, do armador dinamarquês Combi Lift que saiu de Rostock, na Alemanha, no dia 30 de abril e atracou no berço 1 do novo porto no dia 17 de maio deste ano, com os primeiros equipamentos de grande porte para a operação do terminal – dois guindastes Mobile Harbor Crane LHM- 500 S, que pesam cerca de 500 toneladas cada.
Segundo informações da Liebherr, uma das maiores fabricantes de máquinas para construção do mundo e também reconhecida como fornecedora de produtos como o guindaste Mobile Harbor Crane, os dois equipamentos destinados ao Porto de Navegantes vêm praticamente montados e devem estar prontos para entrar em operação em praticamente uma semana após a descarga. Além dos dois equipamentos que farão parte do Porto de Navegantes, existem somente nove peças iguais em toda a América Latina. Os Móbile Harbor Crane LHM 500-S têm capacidade para levantar até 100 toneladas e mover, em média, 30 contêineres por hora.
A previsão para inicio das operações no porto está programada para agosto de 2007, mas o trabalho constante e as condições climáticas favoráveis fizeram com que o cronograma da obra fosse adiantado. A Portonave S.A. estuda o adiantamento das atividades portuárias para julho deste ano, um mês antes do previsto, e já está em negociações com os principais armadores que atuam no Brasil para fechar os primeiros serviços regulares.
O porto está localizado na foz do rio Itajaí-Açu e será especializado na operação de contêineres, com ênfase em carga frigorificada. O empreendimento servirá ainda como instrumento do desenvolvimento socioeconômico da região, sendo um dos maiores investimentos privados do segmento no Brasil, cujo aporte total será de R$ 423 milhões. As obras consumiram até agora cerca de 8.271 toneladas de cimento do tipo CP IV – 32 – fornecido pela Itambé – o que equivale a aproximadamente 165 mil sacos de cimento de 50 Kg.
Características do empreendimento:
- Empreendedora: Portonave S.A. – Terminais Portuários de Navegantes, constituída pelas empresas Ivaí Engenharia de Obras S.A., Triunfo Participações e Investimentos S.A., Backmoon Invest Inc. e Maris Gaudium Ltda., iniciou a construção do Porto de Navegantes em outubro de 2005;
- Localização: margem esquerda da foz do rio Itajaí-Açu, na cidade de Navegantes (SC), a 111 quilômetros de Florianópolis, 203 quilômetros de Curitiba (PR) e 571 quilômetros de Porto Alegre (RS);
- Extensão do cais: 900 metros;
- Profundidade: 12 metros;
- Berços de Atracação: quatro com 12 metros de calado;
- Área Total: 600 mil m²;
- Capacidade de Estacionamento de Caminhões: 150 veículos;
- Investimento: R$ 423 milhões – provenientes da iniciativa privada;
- Retroária: 270 mil m2 na primeira fase e 600 mil m2 quando estiver totalmente implantado;
- Acesso: BR 101 e BR 470;
- Capacidade de movimentação de carga: 250 mil TEUs no primeiro ano de funcionamento e, após cinco anos, um milhão de TEUs – (medida que transforma todos os contêineres em unidades de 20 pés);
- Cimento tipo CP IV – 32 da Cia. de Cimento Itambé.
Créditos: Engº. Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696
Leia Também
As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Podcast
