Livro escrito por Jaime Lerner inspira pós-graduação

Jaime Lerner: supervisão acadêmica da pós-graduação, que parte das teses defendidas no livro Acupuntura Urbana

Livro escrito por Jaime Lerner inspira pós-graduação

Livro escrito por Jaime Lerner inspira pós-graduação 1024 680 Cimento Itambé

Parceria entre Universidade Positivo e arquiteto faz surgir o curso “Acupuntura Urbana”, voltado a planejadores de cidades de médio e grande porte

Por: Altair Santos

Dez anos após seu lançamento, o livro Acupuntura Urbana (editora Record) escrito pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner em 2004, está inspirando um curso de pós-graduação na Universidade Positivo (UP) em Curitiba. A especialização é desenvolvida em conjunto com o Instituto Jaime Lerner, sob a supervisão acadêmica do arquiteto. “Todas as ideias que levaram à estruturação do curso foram pensadas com a participação dele. Houve sempre a preocupação de compor um conjunto de módulos afinados com tais ideias”, explica a arquiteta Maria da Graça Rodrigues dos Santos, professora da UP e coordenadora do curso.

Jaime Lerner: supervisão acadêmica da pós-graduação, que parte das teses defendidas no livro Acupuntura Urbana

A pós-graduação apresenta temas como “A cidade moderna”, “Alternativas para a cidade no novo século”, “Cidade e meio ambiente”, “Cidade e mobilidade” e “Cidade e Patrimônio”. “Entendemos que, a partir desta base, o aluno pode conhecer e discutir as questões que caracterizam as cidades contemporâneas e assim apresentar propostas para solucionar os problemas urbanos atuais, ou seja, o conjunto de temas abordados no curso resulta num conhecimento necessário para preparar os profissionais que irão intervir nas nossas cidades”, diz Maria da Graça Rodrigues dos Santos.

Outro objetivo da pós-graduação é estimular o debate sobre o planejamento de médias e grandes cidades. “O curso tem foco nestas cidades por que o nível de problema e o grau de complexidade delas requerem a adoção de soluções criativas e inovadoras”, diz a professora da Universidade Positivo, mostrando por que o livro Acupuntura Urbana foi escolhido como base para a pós-graduação. “O livro traz o que, no entendimento do arquiteto Jaime Lerner, deve ser considerado para pensar e agir sobre a cidade. Nós reconhecemos a importância desta abordagem e por isso queremos compartilhar esta experiência”, completa.

Sobre o curso de pós-graduação Acupuntura Urbana

Com início previsto para maio de 2014, o curso é voltado para arquitetos já graduados e também profissionais que atuem no planejamento de cidades. Todas as ideias que levaram à estruturação da pós-graduação foram pensadas com a participação do urbanista. Segundo Lerner, o curso promove uma revisão crítica das teorias e propostas para a cidade moderna, com a intenção de mostrar novas ideias para o século 21. “A cidade é um sonho coletivo. Mas, às vezes, as cidades precisam de algumas agulhadas que criem uma nova energia, que é o princípio da acupuntura”, avalia.

De acordo com Maria da Graça Rodrigues dos Santos, Acupuntura Urbana foi escolhido para referendar a pós-graduação por trazer o que, no entendimento do arquiteto Jaime Lerner, deve ser considerado para pensar e agir sobre a cidade. A carga horária do curso é de 420 horas, com aulas aos sábados (8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30), a cada três semanas. O investimento é de 24 parcelas de R$ 890,00. O período de matrícula é de 1º a 4 de abril de 2014.

Entrevistada
Maria da Graça Rodrigues dos Santos, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo e coordenadora da pós-graduação Acupuntura Urbana
Contatos
mrsantos@up.com.br
exatas@up.com.br

Crédito Foto: Divulgação/Daniel Katz

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil