Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

LC Costa constrói prédio com pré-fabricado

Sobre Concreto 16 de dezembro de 2009

Empresa paranaense aposta em sistema pré-fabricado em concreto armado para construção de prédio residencial

Créditos: Engº. Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial Itambé

Os pré-fabricados em concreto armado ganham cada vez mais mercado entre os diversos sistemas construtivos disponíveis na construção civil brasileira.

Isto se deve às diversas vantagens oferecidas pelo sistema: rapidez na obra, limpeza e organização do canteiro, redução de número de especialidades, custo competitivo, projeto modular, sem contar com a qualidade técnica e de acabamento das peças.

Quem passar pela avenida Santa Catarina, no bairro Água Verde em Curitiba, poderá conferir de perto, todas estas vantagens aplicadas na prática.

A LC Costa Engenharia Ltda, cliente da Itambé e que atua há 10 anos no segmento, está fornecendo todo seu know-how para a construção de um edifício residencial, contendo 4 apartamentos por andar e estacionamento no nível térreo.

De acordo com o Engenheiro Civil Márcio Noridi K. Shimoishi, sócio gerente da empresa, serão construídas duas torres. Toda a parte pré-moldada da primeira torre já está concluída, e a segunda terá a montagem iniciada em janeiro de 2010.

De acordo com o engenheiro “O maior desafio foi fazer com que a estrutura ficasse hiperestática e para isso foram estudadas diversas alternativas”.

Márcio conta ainda que as lajes são alveolares e todas as passagens (tubulações) são embutidas na estrutura, o que exigiu que a obra tivesse um bom planejamento. “Tudo foi pensado antecipadamente”, comenta.

Os equipamentos de montagem foram fornecidos pela própria LC Costa e os pilares foram concretados na obra, por causa das dimensões, sendo as demais peças (vigas e lajes) fabricadas na própria unidade fabril em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba – PR.

O edifício terá uma área construída de 5.012 m², e o volume de concreto utilizado nos elementos pré-fabricados totalizaram 253 m3. Os pilares que sobem até a caixa d’água têm 30 metros de altura, e serão ao todo 7 (sete) pavimentos com vãos livres de até 7,5 metros que foram vencidos com a utilização de lajes alveolares, fabricados pela LC Costa. Todo o projeto foi desenvolvido pela própria empresa.

Confira algumas fotos do empreendimento:

LC Costa constrói prédio com pré-fabricado

LC Costa constrói prédio com pré-fabricado

LC Costa constrói prédio com pré-fabricado

LC Costa constrói prédio com pré-fabricado

Para mais informações, os contatos podem ser feitos por telefone: (041) 3604-4859 ou pelo site: www.lccosta.com.br.

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330



Tags:
Leia também: