Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Itep aprimora expertise em construção habitacional

Gestão, Mercado da Construção, Universidade e Pesquisa 28 de janeiro de 2013

Instituto de Tecnologia de Pernambuco é um dos mais tradicionais do país no desenvolvimento de pesquisas voltadas ao desempenho termoacústico de residências

Por: Altair Santos

Fundado há 70 anos, desde 1975 o Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) tem se concentrado à pesquisa da construção habitacional. Dentro do tradicional centro de excelência funciona a Unidade de Tecnologia Habitacional (UTH) cuja expertise a credenciou a ser uma das ITAs (Instituição Técnica Avaliadora) do SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica). Atualmente, o laboratório voltado às inovações na construção civil tem priorizado ensaios de desempenho estrutural, como recomenda a ABNT NBR 15575 – norma de desempenho para edifícios até cinco pavimentos, prevista para entrar em vigor em março de 2013. Neste aspecto, o Itep tem subsidiado o corpo técnico da Caixa Econômica Federal (CEF) no sentido de aprovar sistemas construtivos de vedações internas de prédios, que contemplem a qualidade termoacústica das edificações.

Carlos Welligton de Azevedo Pires Sobrinho: NBR 15575 baliza novos estudos do Itep.

Segundo o engenheiro civil Carlos Wellington de Azevedo Pires Sobrinho, que chefia a Unidade de Tecnologia Habitacional (UTH) do Itep, no momento estão em processo de avaliação no centro de pesquisa cinco sistemas construtivos, que passam por ensaios de desempenho de conforto acústico, segurança ao fogo e durabilidade. “Há pesquisas nas seguintes áreas: gesso, no apoio às empresas produtoras de blocos e placas para forro; cerâmica, para melhorar o processo de produção e incorporação de resíduos, e cimento, destacando-se o desenvolvimento de componentes à base de solo-cimento e artefatos de cimento. Também trabalhamos na avaliação e reforço de edificações em alvenaria resistente (alvenaria estrutural)”, explica.

Para desenvolver pesquisas voltadas à construção civil, o Itep conta com dois laboratórios. Um de 640 m², capacitado com prensas automatizadas para 150 e 200 toneladas, kit para ensaios completos em cimento, gesso, agregados, argamassa e concretos, duas câmaras úmidas e estufas. Já na Unidade de Tecnologia Habitacional, que ocupa uma área de 420 m², há duas prensas com controle de deslocamentos (de 150 e 10 toneladas), kit para ensaios de estanqueidade de água, kit de ensaios para avaliação de desempenho sobre segurança estrutural e câmaras que medem a acústica, a resistência ao fogo e durabilidade. O centro de pesquisa também conta com laboratório de materiais, equipamentos e kit para avaliação de produtos cerâmicos.

No Itep, há três doutores, seis mestres, cinco especialistas e oito graduados, além de dez tecnólogos e oito laboratoristas dedicados exclusivamente às pesquisas voltadas para a construção civil. “Conseguimos manter essa estrutura, por que temos uma sinergia bastante intensa com a iniciativa privada, principalmente no desenvolvimento de produtos e sistemas construtivos inovadores”, frisa Carlos Wellington de Azevedo Pires Sobrinho. Além disso, o instituto sedia atualmente a comissão de estudos para normalização do gesso na construção civil da ABNT. O Itep também trabalha em novos designs para tijolos de solo-cimento e artefatos de concreto, como telhas, vasos, pias e aduelas para saneamento. “Gostaríamos que houvesse mais centros tecnológicos como o nosso, mas infelizmente ainda são poucos no país”, alerta o chefe da UTH do Itep.

Saiba mais sobre o Itep: clique aqui.

Entrevistado
Carlos Wellington de Azevedo Pires Sobrinho, que chefia a Unidade de Tecnologia Habitacional (UTH) do Itep.
Currículo

– Carlos Welligton de Azevedo Pires Sobrinho é graduado e com mestrado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professor assistente da Universidade de Pernambuco, coordenador de curso de pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco e pesquisador nível superior do Instituto de Tecnologia de Pernambuco.
– Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em materiais e componentes de construção, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, processo construtivo, patologia das construções, avaliação de desempenho de sistemas construtivos.
– Ocupa o cargo de chefe da Unidade de Tecnologia Habitacional (UTH) do Itep.
Contato: carlos@itep.br / itep@itep.br
Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Leia também: