Itambé ganha prêmio de Ecologia

Itambé ganha prêmio de Ecologia

Itambé ganha prêmio de Ecologia 150 150 Cimento Itambé

Pela segunda vez a Empresa fatura importante prêmio na categoria Controle de Poluição

A Itambé começa a colher os frutos do investimento de R$ 6,5 milhões realizado na modernização do eletrofiltro: conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Controle de Poluição com o case “Filtro Híbrido”. O case relata a solução técnica adotada pela Empresa que tornou possível reduzir a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação do cimento para 2mg/Nm3, 35 vezes menor do que a quantidade permitida por lei.

Esta é a segunda vez que a Itambé recebe o Prêmio. A primeira foi em 1994, com o case Co-Processamento (a Itambé foi uma das pioneiras no Brasil a incorporar os rejeitos e subprodutos de vários tipos de indústria ao seu processo de fabricação). Isso comprova que o respeito ao meio ambiente está presente nas atividades da Itambé faz tempo!

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e um dos critérios para uma empresa se candidatar ao prêmio é ter uma gestão ecológica exemplar. Seu principal objetivo é divulgar as ações ambientais das empresas e incentivar que outras sigam o mesmo caminho. Em 15 anos de realização, o prêmio registrou 1.074 cases inscritos e a cada ano retrata as principais tendências e novidades do setor ambiental.

A Itambé sempre procurou adotar as mais modernas práticas de gestão ambiental. Há três anos começou a desenvolver estudos para implementar uma solução técnica que atendesse à legislação e ao mesmo tempo superasse os padrões estabelecidos para a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação de cimento. Estes estudos foram coordenados pelo departamento de Novos Projetos e contou com a participação efetiva da Produção, Elétrica, Mecânica, Suprimentos e Co-processamento.

A solução encontrada consistiu na reforma do eletrofiltro existente, transformando-o em um filtro híbrido. Dessa forma, a Itambé chegou ao resultado desejado, uma vez que o novo equipamento garantiu a emissão de particulados não superior a 10mg/Nm3, significativamente menor que a estipulada por lei, que é de 70mg/Nm3.

Homenagem

A Itambé será um dos destaques do Anuário Expressão de Ecologia que circula em novembro e irá mostrar como a década de 90 marcou uma profunda mudança na visão e nas atitudes das empresas, dos ambientalistas e do Estado em relação ao meio ambiente. Leis mais rigorosas, mercados mais exigentes e comunidades mais conscientes determinaram os rumos das transformações na relação com o meio ambiente. O Prêmio Expressão de Ecologia participa ativamente desse processo desde 1993, reconhecendo, incentivando e legitimando ações em benefício do meio ambiente. Ao longo desses 15 anos, nenhuma ação ambiental de importância na região Sul deixou de ser inscrita no prêmio.

Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação

5 de novembro de 2007

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil