Itambé e Concrebras participam do 49º CBC

Itambé e Concrebras participam do 49º CBC

Itambé e Concrebras participam do 49º CBC 150 150 Cimento Itambé

Realizado pelo IBRACON, o Congresso Brasileiro do Concreto é o maior fórum nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e suas aplicações

Localizada na Serra Gaúcha, Bento Gonçalves é considerada a capital brasileira da uva e do vinho. Entre os dias 1º e 5 de setembro o cenário de bonitas paisagens foi palco do 49º Congresso Brasileiro do Concreto.

Realizado no Centro de Convenções da Fundaparque, o evento teve como tema principal “Concreto: Sustentabilidade e Desenvolvimento” e contou com a participação de 833 congressistas. Profissionais da construção civil, pesquisadores, empresários, técnicos e acadêmicos vieram de vários estados brasileiros e de diferentes partes do mundo para mostrar os avanços tecnológicos, novidades em produtos e compartilhar experiências.

Uma oportunidade ímpar para os profissionais dos diversos segmentos da cadeia produtiva do concreto atualizarem seus conhecimentos, o Ibracon reuniu os maiores especialistas em concreto do mundo. Durante cinco dias aconteceram 339 apresentações de trabalhos técnicos em sessões plenárias e pôsteres, 14 conferências com palestrantes internacionais, painéis de assuntos controversos, seminários de temas atuais, mesa-redonda, palestras com especialistas brasileiros, concursos para estudantes, palestras técnico-comerciais, visitas e reuniões técnicas, cursos de atualização profissional e assembléias gerais. O evento contou ainda com uma área especial para uma exposição comemorativa aos 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer.

Este ano o Congresso foi marcado pela concessão de títulos de sócios honorários do Ibracon a três das maiores autoridades mundiais na área – os professores Kumar Mehta, Mohan Malhotra e Adam Neville -, evidenciando que a tecnologia brasileira do concreto tem reconhecimento mundial. Paralelamente, aconteceu a 3ª. edição da Feibracon – Feira Brasileira das Construções em Concreto, que reuniu 42 expositores. Os participantes ainda puderam acompanhar o lançamento do livro “Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais”. Com 1.700 páginas e editada pelo professor Geraldo C. Isaia, a obra teve a participação de 85 autores e é constituída por dois volumes.

Criatividade e inovação

A Cimento Itambé e a Concrebras foram patrocinadoras do evento e seu estande foi um dos mais visitados. Simples, porém inovador e criativo, o espaço foi inteiramente construído com materiais cimentícios e decorado com obras de arte em concreto e calcário. O tema “Dê formas a sua imaginação” representou a versatilidade do uso do cimento. A atração principal ficou por conta da produção de caricaturas desenhadas com pasta de cimento ao invés de tintas ou grafites, comumente utilizados.

Uma palestra da Itambé mostrou todas as etapas do concurso “Canoas de Concreto”, realizado em parceria com o Unicenp – Centro Universitário Positivo (em Curitiba) e que é tema da disciplina de Trabalho de Engenharia III. Durante o ano letivo, os alunos são divididos em equipes e projetam a geometria da canoa, calculam estabilidade e os esforços a que será submetida, pesquisam argamassas e concretos que atendam às demandas de peso específico e resistência, executam as fôrmas e, finalmente, constroem a canoa. A Itambé participa do projeto desde 2003, com apoio técnico para o desenvolvimento das argamassas e concretos utilizados na execução das canoas.

A Concrebras foi foco de uma sessão plenária referente ao “Recorde Nacional em Concreto de Alto Desempenho, Centro Empresarial Antártica” apresentada pelo professor José Freitas Junior, da UFPR – Universidade Federal do Paraná. Na ocasião foram mostrados benefícios e vantagens do “CAD 90”, o concreto de maior resistência especificada em projeto no Brasil e que foi aplicado na obra do Centro Empresarial Antártica, na cidade paranaense de Ponta Grossa. A resistência do concreto especificada pelo projetista foi de 90,0 MPa.

Com o objetivo de estreitar o relacionamento, a Itambé aproveitou a oportunidade para reunir seus clientes instalados na região em um jantar, realizado no dia 03 de setembro.

Créditos: Engº Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial Itambé

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil