Investir em segurança gera ganha-ganha na logística

Parceria do Rode Bem com a Volvo permite que motoristas visitem o memorial de segurança no transporte da fabricante

Investir em segurança gera ganha-ganha na logística

Investir em segurança gera ganha-ganha na logística 600 450 Cimento Itambé

Prevenir acidentes, conscientizar motoristas e melhorar a produtividade estão entre os propósitos do programa Rode Bem, da Cia. de Cimento Itambé

Por: Altair Santos

Empresas que adotam boas práticas de segurança na área de logística conseguem melhorar a produtividade dos motoristas e gerar economia no uso de equipamentos para o transporte de materiais. Mas os resultados não vêm em passe de mágica. É preciso investir em ações, o que a Cia. de Cimento Itambé faz desde 2005, com o Rode Bem (Programa Itambé de Segurança nas Estradas). Em 12 anos, o programa já teve 15.227 participações. “O foco do Rode Bem é ser pró-ativo na prevenção. Ele orienta os profissionais a conduzirem dentro dos padrões de segurança, o que resulta, também, em menos desgaste dos caminhões”, diz Rafael Kulisky Júnior, gerente de logística da Itambé.

Cada turma do workshop recebe 10 motoristas: adesão tem sido cada vez maior

Cada turma do workshop recebe 10 motoristas: adesão tem sido cada vez maior

A adesão do caminhoneiro a programas como o Rode Bem se dá por duas vias: da conscientização e da economia. Além de evitar acidentes, o motorista percebe que a direção segura preserva o equipamento, o que gera menor consumo de combustível, menos desgaste de pneus, economia com oficina e, consequentemente, melhora a produtividade. “Qualquer incidente em logística gera transtornos, os quais podem ir de perdas de vidas humanas a perdas financeiras, incluindo prejuízos à imagem da empresa. Sempre que ocorre um acidente rodoviário, o nome associado a ele é o de determinada companhia. O Rode Bem foi criado para prevenir esses transtornos”, alerta Rafael Kulisky Júnior.

Essa relação ganha-ganha na logística é o que garante a longevidade do Rode Bem e permite que ele se renove constantemente. Em 2017, o programa deu mais um passo para atuar na conscientização de caminhoneiros. Uma parceria com a Volvo permite que o profissional do transporte faça um workshop no memorial de segurança da fabricante, localizado na Cidade Industrial de Curitiba, e pratique conceitos de direção segura. Todos os sábados, durante três horas, os motoristas assistem a simulações de crash-test, de tombamento e percebem o quanto é importante o uso do cinto de segurança e a atenção aos limites de velocidade nas estradas.

Segurança, Ética e Respeito

Parceria do Rode Bem com a Volvo permite que motoristas visitem o memorial de segurança no transporte da fabricante

Parceria do Rode Bem com a Volvo permite que motoristas visitem o memorial de segurança no transporte da fabricante

Segundo Rafael Kulisky Júnior, o interesse pelo workshop “viralizou”. “Há uma limitação no número de motoristas que podem se inscrever. São dez por turma. Desde fevereiro (até o final de março) já foram seis turmas, ou seja, sessenta motoristas já participaram da ação. A adesão é voluntária. No começo, eles eram meio refratários. Mas agora a procura tem sido muito grande. Um incentiva o outro a fazer a visita e isso tem gerado bons resultados”, comemora o gerente de logística da Cia. de Cimento Itambé. O workshop em parceria com a Volvo vai se estender ao longo de todo o ano.

O Rode Bem enquadra-se no código de valores da Cia. de Cimento Itambé: o SER (Segurança, Ética e Respeito). “É importante que os motoristas que trabalham para a empresa assimilem esses valores. Esse objetivo tem sido atingido com persistência e constância de propósitos. É um trabalho de formiguinha, que tem servido para conscientizar cada vez mais profissionais do transporte de carga”, enfatiza Rafael Kulisky Júnior.

Saiba mais sobre o Rode Bem:
http://www.cimentoitambe.com.br/a-itambe/responsabilidade-socioambiental/rode-bem/
http://www.cimentoitambe.com.br/rode-bem-e-referencia-para-outras-empresas/

Entrevistado
Rafael Kulisky Júnior, gerente de logística da Cia. de Cimento Itambé

Contato
rafaelk@cimentoitambe.com.br

Crédito Fotos: Divulgação/Cia. Cimento Itambé

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil