Infraestrutura logística cresce 2,1% em 2009

Infraestrutura logística cresce 2,1% em 2009

Infraestrutura logística cresce 2,1% em 2009 150 150 Cimento Itambé

Setor investe no modelo built to suit, que é a encomenda de uma obra sob medida para a atuação da empresa contratante

Devido ao setor das construções corporativas revelarem significativo crescimento, empresas especializadas em terceirização imobiliária veem uma grande oportunidade de negócio. Estas trazem ao mercado corporativo uma solução de não investimento em ativos se responsabilizando pelas construções necessárias e manutenção das áreas físicas. Enquanto isso, as organizações conseguem baixar seus custos de operações e mantém foco em sua atividade principal.

Dois formatos se destacam no segmento de infraestrutura logística: o modelo built to suit, que é o desenvolvimento de uma obra encomendada por determinada empresa sob medida para sua atuação; e os condomínios logísticos, onde são construídos armazéns padronizados para atender diversos setores com necessidade de poucas adaptações. Nas duas opções, o objetivo é firmar contratos de longa duração de locação para ocupação da área física sem necessidade de mobilizar o capital da empresa em um ativo, além de compartilhar serviços integrados ofertados dentro do condomínio.

Segundo pesquisa da CB Richard Ellis, os investimentos em construções no perfil registram crescimento, sendo que somente de janeiro a junho deste ano foram construídos 63 mil metros quadrados. Em comparação ao mesmo período de 2008, a metragem é 2,1% superior à área total dos empreendimentos existentes nas regiões avaliadas. O levantamento também indica um aumento significativo da absorção de espaços vagos nos condomínios logísticos. O ano de 2008 encerrou com um dos melhores resultados, superando 500 mil metros quadrados absorvidos.

Um dos grupos que experimenta esse crescimento é o Perini, que atua no Brasil em diferentes setores industriais e oferece através da Perville Pré-fabricados soluções diferenciadas para a implantação de indústrias no sul do Brasil. A empresa investe maciçamente em tecnologia e em recursos humanos, o que tem feito dela uma referência técnica para clientes, universidades e centros de pesquisa em tecnologia da construção.

Operando desde 1999, a Perville Pré-fabricados implantou o Condomínio Industrial Perini Business Park, no distrito industrial de Joinville. O empreendimento atende as mais exigentes necessidades de desempenho e foi construído dentro do conceito conhecido como “Sistema Aberto”, que permite que os elementos possam ser montados ou adaptados a outros modelos construtivos disponíveis do mercado.

A produção da Perville Pré-fabricados é realizada em uma fábrica de 7.000 m² com capacidade de produção de 12.000 m³ de concreto/ano, e equipamentos para realizar essa montagem em um raio de ação de 500 quilômetros.

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330

9 de dezembro de 2009

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil