Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Ibracon promove o 52º Congresso Brasileiro do Concreto

Área Técnica, Artigos técnicos, Construindo Melhor, Inovação, Qualificação Profissional, Sobre Concreto, Tendências construtivas, Universidade e Pesquisa 29 de setembro de 2010

Acordo de cooperação internacional será assinado na solenidade de abertura do congresso

Michel Mello

No mês de outubro, a capital do Ceará se transformará na capital brasileira do concreto. É que entre 13 e 17 de outubro, em Fortaleza, acontece o 52º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon). Esse é o maior fórum nacional do segmento e terá debates sobre os recentes avanços e aplicações do uso do concreto em obras. Serão discutidas também as novas tecnologias em concreto e sistemas construtivos.

O Congresso Brasileiro do Concreto trará sessões técnicas com a apresentação de pesquisas, as inovações tecnológicas em termos de projetos, normatização do setor da construção civil, materiais, métodos em sistemas construtivos, análise estrutural, obras em concreto e universidade e pesquisa. O destaque fica para as presenças nacionais e internacionais, de pesquisa e de empresas, envolvidas com o segmento da construção.

Luiz Prado Vieira Júnior

O diretor de eventos do Ibracon, Luiz Prado Vieira Júnior, acredita que o “evento deve ter o maior público dos últimos anos, superando o número de 1.500 pessoas ligadas ao setor da construção, visitando, conhecendo e participando dos simpósios, minicursos e palestras durante o congresso”. Os públicos podem ser divididos basicamente em dois grupos: o público comercial e o técnico. O congresso atende ao público técnico e a feira àqueles que possuem negócios com o setor da construção.

“Serão 477 artigos técnicos apresentados durante o congresso. Desses trabalhos, 100 serão mostrados em plenária”, destaca o diretor. Ele também destaca palestras de grandes nomes do setor, como a do arquiteto e urbanista, Paulo Mendes da Rocha, que abordará o tema sustentabilidade e o uso de escoras. Destaque também para as palestras internacionais com Benoit Fournier, da Laval University de Quebec, Canadá, que abordará O Estágio Atual do Conhecimento sobre a Reação Álcali-Agregado – RAA, e Hani Nassif, da Universidade de Nova Jersey, EUA, com o tema Comparison of Cracking Potential in High-Performance Concrete (HPC) and Self-Consolidating Concrete (SCC) Mixes under Restrained Shrinkage Conditions, entre outras.

O evento também irá discutir as perspectivas para o concreto no Brasil e no mundo, com palestrantes brasileiros e estrangeiros que compartilharão suas experiências em projeto, execução, manutenção e controle de qualidade. Ainda haverá a apresentação de cases de grandes obras em concreto.

Acordo Internacional Ibracon – Rilem

O Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e a União dos Laboratórios e Consultores em Materiais, Sistemas e Estruturas da Construção (Rilem) compartilham a visão e a missão de estimular e disseminar a pesquisa, o desenvolvimento e o conhecimento sobre os materiais e os sistemas construtivos em concreto. Tendo em vista a sinergia alcançada por essas duas instituições, as diretorias das entidades iniciaram um trabalho conjunto e chegaram a um acordo de cooperação internacional que será assinado por seus representantes na solenidade de abertura do 52º Congresso Brasileiro do Concreto.

José Marques Filho

Para o professor, José Marques Filho, que é o presidente do Ibracon, “a assinatura do Acordo de Cooperação Internacional entre o Ibracon e a Rilem fornecerá uma base sólida para o intercâmbio de informações técnicas entre as entidades”, declarou quando do consenso firmado pelas partes.

Entre suas cláusulas, está prevista a organização conjunta de eventos técnicos, o suporte e a participação de cada um dos parceiros nas atividades do outro, inclusive em comitês técnicos, a venda com desconto das publicações de cada entidade aos membros da outra, além da disponibilidade recíproca de links em seus respectivos sites.

O 52º Congresso Brasileiro do Concreto é promovido e organizado pelo Ibracon, que também é responsável pela realização da VI Feira Brasileira das Construções em Concreto (Feibracon) que acontece como evento paralelo ao congresso. A Feibracon 2010 apresenta grande diversidade em produtos e soluções para a construção em obras de concreto.

Reações Álcali-Agregado

As reações álcali-agregado (RAA), reações deletérias entre os álcalis do cimento e os agregados reativos do concreto, na presença de água, são patologias estruturais que têm sido observadas em represas, fundações de edifícios, pontes, pavimentos, entre outras obras de concreto.

No Seminário “Reação Álcali-Agregado: causas, diagnóstico e soluções”, que acontece no dia 15 de outubro, como evento paralelo à programação do 52º Congresso Brasileiro do Concreto, especialistas em patologias em obras de concreto irão abordar o estágio atual do conhecimento sobre a RAA, os ensaios laboratoriais para seu diagnóstico, seu impacto em usinas hidrelétricas, as técnicas de recuperação, entre outros temas relacionados.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente ou diretamente no dia do evento. Vale lembrar que as inscrições antecipadas possuem um desconto. Por isso, confira o site oficial do evento: http://www.ibracon.org.br/eventos/52cbc/home.html.

 

Entrevistados:
José Marques Filho
– Engenheiro civil pela Universidade de São Paulo (USP).
– Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP).
– Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FURG).
– Consultor da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
– Presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).
– Coordenador da Comissão de Concreto do Comitê Brasileiro de Barragens (Cbdb).
– Colaborador da International Commission on Large Dams, – Engenharia e Construção.
– Coordenador geral e responsável técnico do Consórcio São Jerônimo, no Espaço Energia.
– Revista Ibracon de Materiais (ISSN 1809-5046) e professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFP).
Contato: jmarques@copel.com
Luiz Prado Vieira Júnior
 – Diretor de Eventos da Ibracon.
– Engenheiro civil pela Universidade Mackenzie.
– Engenheiro da Temagi construtora, chefe de divisão de usinas.
– Diretor – superintendente da Lumans Engenharia.
Contato: lumans@lumans.com.br

Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content


Tags:
Leia também: