Guaratuba terá praça-modelo com pavimento permeável

Projeção mostra toda a área que será revitalizada em Guaratuba-PR


Guaratuba terá praça-modelo com pavimento permeável

Guaratuba terá praça-modelo com pavimento permeável 1024 768 Cimento Itambé

Projeto vai recobrir 10 mil m2 e segue os conceitos de “rua completa”, do Sinaenco, e Soluções para Cidades, da ABCP

Projeção mostra toda a área que será revitalizada em Guaratuba-PR


Projeção mostra toda a área que será revitalizada em Guaratuba-PR

A cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, terá a primeira praça-modelo, seguindo todos os parâmetros do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil). A escolha do projeto passou por um concurso público nacional, que envolveu 40 escritórios. O vencedor foi um consórcio de arquitetos de Florianópolis-SC (Desterro Arquitetos + Bloco B Arquitetura + Giz de Terra). “O projeto em si resgata a história da formação urbana de Guaratuba, quando praça e igreja formavam um largo voltado para a baía. A visita ao local e a conversa com moradores foram determinantes para o desenvolvimento de um desenho marcante e linhas simples”, explica o arquiteto Arthur Lins.

Conhecida como Praça Central, a praça Coronel Alexandre Mafra é uma das mais antigas do Paraná. Ela é o marco-zero da cidade de Guaratuba, que foi fundada em 1771. A revitalização envolverá uma área de 10 mil m2, recebendo pavimento intertravado permeável. CAU e IAB avaliam que o projeto pode servir de modelo para futuras revitalizações de praças em cidades com população até 50 mil habitantes. “O paisagismo desenvolvido projeta uma praça viva e conectada aos espaços verdes pré-existentes. Além de uma praça de qualidade para a população local, também será um espaço de qualidade para o turismo de Guaratuba”, completa Arthur Lins.

Pavimento permeável irá recobrir boa parte dos 10 mil m2 da Praça Central de Guaratuba-PR


Pavimento permeável irá recobrir boa parte dos 10 mil m2 da Praça Central de Guaratuba-PR

Segundo Carolina Huergo, arquiteta da secretaria municipal do urbanismo da prefeitura de Guaratuba, uma das prioridades era que o projeto vencedor contemplasse elementos que garantissem sustentabilidade à praça. “Por isso, a pavimentação com blocos de concreto era uma das exigências no edital do concurso”, diz. A expectativa da prefeitura é de que as obras possam iniciar em 2018. Antes, será feita uma nova licitação para a contratação das empresas que irão executar o projeto. “A proposta é iniciar a licitação em 2018. Itens quanto à execução e aos fornecedores serão definidos dentro do processo licitatório, para que sejam seguidas as legislações vigentes”, afirma Carolina Huergo.

Inspiração

Além da revitalização da praça, o projeto se estenderá ao entorno do local, que envolve prédios históricos de Guaratuba. “Essa integração resulta em um desenho que prioriza o pedestre, a acessibilidade universal e a restrição ao automóvel. O objetivo é estimular o uso da bicicleta através de ciclofaixas e vias compartilhadas, sem alterar o fluxo de veículos. As vias serão delimitadas por balizadores e a velocidade máxima reduzida, garantindo assim o trânsito seguro de pedestres e ciclistas, já que todo o entorno da praça estará no mesmo nível”, explicam os arquitetos, que se inspiraram em dois conceitos: o “rua completa”, apoiado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e a plataforma Soluções para Cidades, da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

Além do pavimento permeável, o projeto arquitetônico da praça prevê áreas verdes


Além do pavimento permeável, o projeto arquitetônico da praça prevê áreas verdes

Entrevistados
Arquiteto e urbanista Arthur Lins, da Desterro Arquitetos, e Carolina Huergo, arquiteta da secretaria municipal do urbanismo da prefeitura de Guaratuba-PR

Contatos
arthur@desterro.arq.br

urbanismo@guaratuba.pr.gov.br

Crédito Fotos: Desterro Arquitetos + Bloco B Arquitetura + Giz de Terra

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil