Engenheiro civil precisa entender de Real Estate? Sim

Termo abrange toda a cadeia do mercado imobiliário: da prospecção do terreno ao público-alvo para a edificação
17 de janeiro de 2019

Engenheiro civil precisa entender de Real Estate? Sim

Engenheiro civil precisa entender de Real Estate? Sim 800 601 Cimento Itambé
Real Estate

Entender de Real Estate é divisor de águas entre o empreendedor da construção civil que busca bons negócios e o que pode vir a ter problemas. Crédito: Divulgação

Aos engenheiros civis com vocação para empreender é imprescindível ter conhecimento de Real Estate. O termo abrange toda a cadeia do mercado imobiliário. Desde a prospecção do terreno, passando pelo desenvolvimento do projeto, a pesquisa de mercado e o perfil de público a quem vai se destinar a edificação. Envolve também a produção e a construção do empreendimento, além da etapa comercial e a fase pós-ocupação. Portanto, conhecer sobre Real Estate é como um divisor de águas entre o engenheiro civil que sabe viabilizar bons negócios para sua construtora e o que pode vir a ter problemas.

Na prática, a formação dos engenheiros civis no Brasil tem pouco foco no tema. Entre as escolas de engenharia do país, apenas a Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) conta com uma disciplina em sua graduação. Além disso, a universidade oferece um curso de MBA para quem quer se aprofundar, ministrado pelo Núcleo Real Estate da USP, criado na década de 1980. Batizado de Real Estate, Economia Setorial e Mercados, o MBA é presencial, com carga horária de 420 horas, e também online, com um pacote mínimo de 10 aulas. O próximo ciclo presencial está previsto para começar no dia 19 de fevereiro de 2019.

As grades do MBA presencial e do online são semelhantes, mas no presencial há um aprofundamento maior. O curso também abrange graduados em arquitetura, administração de empresas e em direito, e engloba os seguintes temas:

  • Ajuste do produto a ser lançado ao mercado-alvo, o valor do imóvel e os fatores que o influenciam
  • Análise da qualidade do investimento para empreendimentos imobiliários
  • Ciclos de mercado e configurações que favorecem o surgimento de bolhas, através de técnicas de análise de risco
  • Financiamento imobiliário
  • Parceria nas incorporações

Comitê do Núcleo Real Estate faz prognósticos para o mercado imobiliário em 2019

O coordenador do curso, professor-doutor João da Rocha Lima Jr., explica as razões que levaram à escolha das disciplinas. “Elas envolvem a formatação do produto residencial, a construção de modelos de análise para dar suporte à decisão de empreender e as técnicas para construção de cenários e decisão diante do risco. Também abrangem os sistemas de funding para a implantação desses empreendimentos e a formação de parcerias para seu desenvolvimento. Esses são pilares do conhecimento em Real Estate, sobretudo no Brasil, e que, com raras exceções, é pouco abordado nos cursos de graduação de engenharia, arquitetura ou administração”, diz.

Além de ensinar, o Núcleo Real Estate da USP também faz avaliações do mercado, que são publicadas bimestralmente pelo seu comitê de mercado. A mais recente, divulgada em novembro de 2018, analisa o mercado imobiliário para 2019. No documento, o grupo faz projeções para empreendimentos residenciais, corporativos, hotéis, shopping centers, galpões logísticos e industriais. No estudo, destacam-se alguns pontos relevantes. Entre eles, o prognóstico de que os preços de imóveis residenciais estarão sob pressão inflacionária e que o FGTS não será suficiente para financiar a continuidade de programas como o Minha Casa Minha Vida. O estudo também aponta que empresas de porte médio da construção civil vão ganhar protagonismo. “Empresas de menor escala terão mais facilidades para desfrutar das oportunidades diferenciadas que vão surgir”, avalia a nota do comitê.

Clique aqui para ler a íntegra da nota do comitê de mercado do Núcleo Real Estate da USP

Assista vídeo sobre real estate
(clique e cadastre-se para ver o vídeo gratuitamente)

Entrevistado
Reportagem com base em estudo do Núcleo Real Estate da Universidade de São Paulo (USP)

Contatos
realestate@poli.usp.br
www.realestate.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil