Empresa paranaense recebe Selo de Qualidade da ABCP

Empresa paranaense recebe Selo de Qualidade da ABCP

Empresa paranaense recebe Selo de Qualidade da ABCP 150 150 Cimento Itambé

Selo certifica a conformidade dos produtos com as normas técnicas brasileiras

Créditos: Engª Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

Vanderli Gai & Cia. Ltda

Vanderli Gai & Cia. Ltda

Fundada em 1991, a empresa Vanderli Gai & Cia. Ltda iniciou suas atividades com a extração de agregados. Em 1999, se engajou na fabricação de piso intertravado de concreto e bloco de concreto tipo vedação e estrutural. Em outubro deste ano, recebeu o Selo de Qualidade da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

“A Gai buscou a certificação por uma exigência do consumidor. Sem o Selo, a venda basicamente se restringia aos blocos de concreto de vedação. Hoje, em menos de um mês, a distribuição do bloco estrutural aumentou significativamente. Foi possível também aumentar a linha de produtos com maiores resistências para atender a demanda do mercado”, disse Jorge Tadeu Gai, sócio-gerente da empresa.

Selo de Qualidade ABCP

Selo de Qualidade ABCP

O Selo, além de melhorar expressivamente o processo de produção, qualifica os fabricantes a atender obras financiadas pelo governo (federal, estadual e municipal) bem como a todo tipo de edificação cujo empreendedor exija o atendimento ao PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e ao Código de Defesa do Consumidor.

A certificação do produto reflete na qualidade final da edificação. Um bom bloco de concreto possui:
– Dimensões regulares com baixo desvio padrão. Evitam improvisações “grosseiras” de ajustar a paginação da parede com a argamassa ou blocos não especificados no projeto;
– Aspecto homogêneo com cantos vivos e sem fissuras;
– Maior durabilidade;
– Resistência adequada à sua aplicação;
– Atendimento aos requisitos da NBR 6136:2007 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria.

O processo para obtenção do selo é simples. A empresa interessada deve entrar em contato com a matriz da ABCP (www.abcp.org.br), localizada em São Paulo e solicitar a inclusão ao programa.
Uma auditoria na fábrica é agendada para a primeira avaliação do produto.

Caso o bloco atenda aos requisitos da norma, após 15 dias da avaliação, um laboratório parceiro da ABCP fará a coleta na fábrica. Para conhecer os laboratórios credenciados, acesse o site: http://www.abcp.org.br/qualidade_de_produtos/selo_blocos_concreto_lab.shtml.

Em caso de reprovação na auditoria, o produto deverá passar pelos ajustes necessários para então solicitar uma nova coleta.

O laboratório envia o relatório com os resultados para o fabricante e ABCP. Todo o processo é centralizado na matriz.

O fabricante que receber aprovação, após duas coletas quinzenais consecutivas, recebe o Selo de Qualidade. Ou seja, se o produto estiver conforme, é possível obter o Selo no prazo de um mês.

As coletas para verificação passam a ser mensais e, depois de um ano, trimestrais. Em conjunto, a ABCP realiza anualmente uma auditoria na fábrica.

Segundo Fernando Dalbon, coordenador do Programa Selo de Qualidade ABCP para blocos e pisos de concreto, atualmente no Brasil cinquenta e seis empresas possuem o Selo.

Para conhecer as fábricas certificadas, acesse a página: http://www.abcp.org.br/qualidade_de_produtos/selo_blocos_concreto_fab.shtml

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330

4 de novembro de 2009

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil