Embalagem com conteúdo

Embalagem com conteúdo

Embalagem com conteúdo 150 150 Cimento Itambé

Afinal, qual a tecnologia existente nas embalagens do cimento Itambé?

Uma boa embalagem agrega valor ao produto de várias maneiras: é responsável por sua conservação, permite seu transporte com segurança, otimiza a estocagem e é uma ferramenta importante de comunicação, pois ao mesmo tempo informa o consumidor, auxiliando-o na utilização do produto.

Poucos têm ciência de que para uma embalagem cumprir todas as funções acima são desenvolvidos uma série de estudos que demandam tecnologia e investimentos em pesquisas e equipamentos.

O cimento da Itambé, por exemplo, é embalado em sacos de papel kraft de múltiplas folhas fornecidos pela Klabin. O papel Kraft possui essencialmente fibras alongadas o que confere a esta embalagem alta resistência ao rasgo (na Itambé, o índice de sacos rasgados é de 0,05%). Os sacos de papel Kraft são os mais utilizados para ensaque de cimento por diversas razões. Quando o cimento é fabricado adquire temperaturas muito altas e, mesmo após o resfriamento e estocagem, o produto é expedido com temperaturas de até 60°C – o saco de papel kraft é o único que permite o enchimento com material ainda bastante aquecido. Outra questão se refere à forma como o produto é ensacado. Na Itambé, são utilizadas ensacadeiras auto-pack de alta produtividade (2.400 sacos por hora) e os sacos de papel Kraft são os mais apropriados para ensacadeiras automáticas rotativas com alta velocidade de ensacamento. O enchimento é feito por meio de bicos e as válvulas dos sacos de cimento se fecham com a própria pressão do produto após o processo de enchimento.

A grande maioria do cimento produzido no país é comercializado em embalagens/sacarias de 50 Kg por isso as dimensões das sacarias variam de acordo com o tipo de cimento, já que cada tipo possui uma massa específica.

As dimensões das sacarias dos cimentos produzidos pela Itambé são as seguintes:

Analisando os dados acima é possível perceber as especificações das gramaturas descritas nas linhas Nº de folhas / Gramatura. A gramatura ou gramagem é o peso da folha de papel por unidade de superfície, expresso em gramas por metro quadrado, em função de que este é comumente comercializado com base no peso. Por exemplo, 2 AK 80 significa que esta sacaria recebe duas folhas de papel denominado Air Kraft com gramatura de 80 g/m2. Outro ponto a ser considerado na tecnologia das embalagens é que para alguns tipos de cimento, como o CP V – ARI RS, as folhas internas possuem micro perfurações, que são necessários para proporcionar a saída do ar no momento do ensaque.

Em 1997, a Itambé lançou novas embalagens para os tipos de cimento que produz, estas são diferenciadas por cores como pode ser observado nas planilhas acima. Assim, as embalagens tornaram-se mais práticas e auto-explicativas. Nelas o consumidor encontra todas as recomendações úteis para melhor aproveitamento do cimento, como prazo de validade, condições de acondicionamento para transporte e armazenagem, composição do produto e especificações técnicas. Além disso, para melhor rastreabilidade do produto são inseridas no momento do ensaque a data e hora de expedição, que são também informações de embarque e logística.

Por maior que seja a tecnologia utilizada na embalagem do cimento, este é um produto perecível e, portanto, é preciso atentar para os cuidados necessários à sua conservação, pelo maior tempo possível, no depósito ou no canteiro de obras. Se o cimento entrar em contato com a água ou umidade na estocagem vai empedrar antes do prazo de validade (máximo – 90 dias), inviabilizando sua utilização. Por isso, o cimento deve ser estocado em local seco, coberto e fechado, de modo a protegê-lo da chuva, bem como afastado do chão, do piso e das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos.

Recomenda-se iniciar a pilha de cimento sobre um estrado de madeira, montado a pelo menos 10 centímetros do chão e não formar pilhas maiores do que 10 sacos para facilitar a contagem.

Para descobrir se o cimento entrou em contato com água ou umidade, basta observar se a sacaria está molhada, manchada ou “enrugada”.

Créditos: Engº Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial Itambé

Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696

24 de julho de 2007

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil