Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

EcoTech 2010

Agenda de Eventos, Construção Sustentável, Sustentabilidade, Universidade e Pesquisa 1 de novembro de 2010

São Paulo recebe em dezembro o maior evento de Arquitetura e Construção Sustentável

São Paulo irá sediar nos dias 2 e 3 de dezembro o maior evento do país nas áreas de Arquitetura e Construção Sustentável. O EcoTech chega à sua quinta edição repetindo o sucesso e dando continuidade ao grau de excelência dos debates, troca de experiências e geração de conhecimento alcançados nos anos anteriores. O evento, organizado pela Academia de Engenharia e Arquitetura (AEA) e pela Arqpress, será realizado no NOVOTEL Jaraguá SP Conventions, região central da capital paulista.

O EcoTech 2010, que tem como tema principal “Desafios e Tendências para uma Arquitetura Sustentável: Materiais e Energia”, vai colocar em pauta questões diretamente ligadas à Sustentabilidade, analisada sob o ponto de vista da melhoria da eficiência energética das edificações e na definição de critérios que estejam focados na especificação de materiais utilizados na construção que atinjam um novo patamar de qualidade.

“A busca pela Sustentabilidade no setor da Construção Civil supõe o trabalho coletivo, inter e multidisciplinar. Dessa forma, o EcoTech 2010 tem como grande objetivo ampliar e avançar o debate pela busca de melhores respostas e modelos utilizados no segmento junto a importantes e renomados profissionais que atuam no segmento, do Brasil e do exterior, como já aconteceu nas edições anteriores”, afirma Cristiano Moura, Sócio-Diretor da AEA.

O Fórum EcoTech já alcançou uma dimensão globalizada e, para a edição deste ano, estão confirmadas as presenças de grandes expoentes da arquitetura internacional, como Blaine Brownell (da empresa Transmaterial, dos Estados Unidos), Bill Dunster (da Bedzed, Inglaterra) e Marc Hole (da EM2N, Suíça), além de importantes nomes do cenário brasileiro, como Newton Massafumi (Gesto Arquitetura), Marcelo Morettin (Andrade Morettin), José Armênio de Brito Cruz (Piratininga), Cláudio Conz (Anamaco), Ricardo Baitelo (Greenpeace), Gilson Paranhos (IAB), Sílvio Melhado (Poli-USP) e Cecília Mueller (Escritório Arq Eficiente).

O debate terá a participação de vários participantes especialmente convidados para a ocasião, entre os quais arquitetos, acadêmicos, engenheiros, líderes do Terceiro Setor e representantes do Poder Público. A plateia, por sua vez, contará com a presença de um seleto público formador de opinião, composto por profissionais ligados, de forma direta ou indireta, aos segmentos de Arquitetura e Construção Sustentável, de organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, incluindo arquitetos, engenheiros, projetistas, construtores, incorporadores, agentes do mercado imobiliário, consultores, professores, pesquisadores e estudantes.

Para Fernando Mungioli, Diretor da Arqpress, editora responsável pela Finestra, revista que há 15 anos dedica-se às questões da tecnologia aplicada à arquitetura e ecoeficiência, suscita o debate de um tema que, além de atual, envolve importantes aspectos inerentes à boa arquitetura. “Sustentabilidade não é um assunto para o futuro. Trata-se de um tema que já se faz presente, pois bons projetos de arquitetura têm que apresentar, obrigatoriamente, um viés sustentável, visando o melhor aproveitamento possível dos recursos naturais”, aponta.

Estruturação
A programação do EcoTech 2010 foi elaborada e está sob a responsabilidade da arquiteta Daniela Corcuera, Diretora Técnica do evento, profissional do setor e acadêmica com grau de Mestre em Arquitetura Sustentável.

“A crescente demanda por conhecimento a respeito da Sustentabilidade nas áreas de Arquitetura e Construção é o catalisador deste Fórum. A questão da eficiência energética é um tema obrigatório, pois cerca de 75% do custo das edificações está diretamente relacionado à sua operação. No entanto, cada vez mais os aspectos referentes aos materiais utilizados ganham importância, não apenas pelo fator econômico. A Análise do Ciclo de Vida (ACV), vista desde a extração e fabricação até o descarte e reciclagem, torna o estudo dos materiais um elemento vital na busca de novas alternativas sustentáveis em Arquitetura e Construção”, garante.

O EcoTech 2010 está estruturado em três sessões de debate, que irão acontecer na manhã e na tarde do dia 2 e no período da tarde do dia 3 de dezembro. Os temas abordados serão, respectivamente, “Energia”, “Materiais” e “Projeto Integrado”.

Na manhã do dia 3, acontecem, simultaneamente, dois workshops: “Energia” e “Materiais”. Eles foram agregados ao EcoTech 2010 como forma de tornar ainda mais ativa a participação dos grandes nomes internacionais, oferecendo uma oportunidade para que transmitam ao público mais informações e com maior profundidade dentro de suas respectivas especialidades.

Além disso, nos dias 1° e 4 de dezembro, acontece o chamado “Arquitetura in Loco – Green Buildings em São Paulo”, com visitas programadas a algumas edificações da capital paulista que já empregam conceitos de Sustentabilidade em seus projetos, tais como o Novo Pavilhão Hospital Israelita Albert Eintein (Pavilhão Vick e Joseph Safra), Rochaverá Corporate Towers, Eldorado Tower, Edifício Harmonia e a Megaunidade Santana do Laboratório Delboni Auriemo.

Inscrições
Os profissionais e empresas interessados em se inscrever no EcoTech 2010 poderão fazê-lo diretamente no site oficial do evento (www.forumecotech.com.br). Na página eletrônica, é possível escolher o tipo de inscrição desejada e preencher uma ficha de pré-inscrição. A efetivação da inscrição será efetuada pela equipe da Academia de Engenharia e Arquitetura (AEA).

É importante ressaltar que as inscrições para os workshops não poderão ser adquiridas de forma desvinculada do restante do evento. Dessa forma, os profissionais inscritos no EcoTech 2010 que quiserem aproveitar estas oportunidades para aprofundar seus conhecimentos poderão fazê-lo ao complementar o valor da inscrição. Por outro lado, os interessados em participar do “Arquitetura in Loco – Green Buildings em São Paulo” poderão fazer sua inscrição, independentemente de sua participação nos fóruns e/ou nos workshops.

Histórico do EcoTech
Nas edições anteriores, o EcoTech contou com a colaboração de importantes palestrantes internacionais, como o arquiteto espanhol Luis de Garrido (Anavif) e os norte-americanos Rives Taylor (Gensler), Chad L. Oppenheim (Oppenheim) e Russel Gilchrist (SOM), além dos arquitetos brasileiros Siegbert Zanettini, Roberto Loeb e Marcelo Romero, entre outros.

Em 2009, o EcoTech aconteceu de maneira não centralizada, com eventos realizados em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para 2010, os esforços estarão concentrados em etapa única, o que transformará a edição deste ano em um núcleo de debates sobre Arquitetura e Construção Sustentável sem precedentes na história da arquitetura brasileira.

Serviço

5° Fórum Internacional EcoTech – Arquitetura e Construção Sustentável

Data: 2 e 3 de dezembro de 2010
Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions – Rua Martins Fontes, nº 71 – Centro, São Paulo/SP
Reservas de estadia: (11) 2802-7009/7042/7040

Programação:  

FÓRUM: Manhã 02/12/10 – MATERIAIS
FÓRUM: Tarde 02/12/10 – ENERGIA
WORKSHOPS SIMULTÂNEOS Manhã 03/12/10
FÓRUM : Tarde 03/12/10 – PROJETO INTEGRADO
 
Inscrições:  www.forumecotech.com.br  – Tel. (11) 2626.0101

Informações para a Imprensa: TextoAll Comunicação  www.textoall.com.br  
Laura de Oliveira – Cel. (11) 7697-1118 – email: laura@textoall.com.br
Carla Mourão – Cel. (11) 9188.3333 – email: carla@textoall.com.br



Tags:
Leia também: