Crise não afeta construção de shopping centers

30 de setembro de 2009

Crise não afeta construção de shopping centers

Crise não afeta construção de shopping centers 150 150 Cimento Itambé

Empreendimentos devem gerar cerca de 40 mil empregos diretos, que se somam aos mais de 721 mil já existentes no país

O mercado de shopping centers no Brasil sempre seguiu uma linha de constante crescimento. Desde 2007, ano que muitas empresas abriram capital e se associaram a grupos internacionais, a indústria vive um boom de inaugurações. Neste ano são esperados 17 novos shoppings, dos quais oito foram abertos no primeiro semestre. Além do desenvolvimento do mercado, esses lançamentos devem gerar em torno de 40 mil novos postos de empregos diretos, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que representa o setor no Brasil.

Segundo Luiz Fernando Veiga, presidente da Associação, essas inaugurações são o resultado da competência do empresariado brasileiro, empreendedores e lojistas, que entendem os anseios do consumidor e vão ao seu encontro. “São 17 inaugurações previstas para 2009, que se somam a outras 39, registradas entre 2006 e 2008. Mais 23 empreendimentos são esperados para 2010”, disse.

Entre as capitais que terão lançamentos destacam-se Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, Manaus, Palmas e São Paulo, além de cidades do interior, como Santa Maria (RS), Maringá (PR), Mogi Mirim e Itupeva, em São Paulo, Caruaru e Cabo do Santo Agostinho, em Pernambuco. No que se refere a ABL – Área Bruta Locável – essas 17 inaugurações previstas para 2009 devem acrescentar cerca de 478 mil m2 de ABL aos 8.930 milhões existentes.

Novos postos de emprego

A demanda de empregos diretos criada pelas inaugurações é um ponto que merece destaque. Ao fim de 2008, existiam 721 mil empregos, nos 377 shoppings em funcionamento. Esse número, acrescido dos 40 mil postos gerados em 2009 e dos 40 mil previstos para 2010, deve ultrapassar os 800 mil empregos na indústria de shopping centers.

O que é a Abrasce

A Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce – é a entidade que representa o setor no Brasil. Com 33 anos de atuação, reúne entre seus associados os principais empreendedores, administradores, prestadores de serviços e lojistas do setor e tem por objetivo o fortalecimento dessa indústria em âmbito nacional. Realiza bienalmente o Congresso Internacional de Shopping Centers, em parceria com o International Council of Shopping Centers – ICSC, que ocorrerá em outubro de 2010.

Fonte: Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers)

Jornalista responsável – Altair Santos MTB 2330 – Vogg Branded Content

30 de setembro de 2009

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no Massa Cinzenta e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil