Contratações eficazes só fazem bem à obra

Quem planeja suprimentos para o canteiro de obras deve ter acesso a todos os dados do empreendimento

Contratações eficazes só fazem bem à obra

Contratações eficazes só fazem bem à obra 1024 576 Cimento Itambé

Sucesso do empreendimento passa pela qualidade da mão de obra, pelo comprometimento dos fornecedores e pela qualidade dos materiais

Por: Altair Santos

A contratação de profissionais que vão operacionalizar a obra é um passo decisivo para o sucesso do empreendimento. O que pesa é a eficácia de cada contratado e também as conexões que isso irá gerar. A pretensão é que os grupos dominem os departamentos em que irão atuar, e que o relacionamento entre eles gere feedbacks. O bom entrosamento entre as áreas e, consequentemente, entre os profissionais de cada setor, gera o que a especialista em departamento de suprimentos, Valéria Chammas, define como fluxo de informação. “Todos têm que ser donos da informação, e ela precisa chegar com total integridade em cada setor. Isso ajuda a alinhar a obra”, diz.

Quem planeja suprimentos para o canteiro de obras deve ter acesso a todos os dados do empreendimento

Quem planeja suprimentos para o canteiro de obras deve ter acesso a todos os dados do empreendimento

Exemplificando, o engenheiro civil precisa saber transmitir os conhecimentos que deteve do projeto para o mestre de obras, e esse para seus subordinados no canteiro de obras. Por isso, as contratações são decisivas. Essa escolha deve levar em consideração alguns parâmetros. Um deles está relacionado com a localização da obra. “É preciso estar atento às particularidades regionais que envolvem o empreendimento, prestar atenção nas regras da região para a construção civil e também ao mercado de trabalho desta mesma região”, explica Valéria Chammas. Neste caso, atrair profissionais capacitados que moram no entorno da obra pode ser interessante.

Outro ponto que influencia na hora da contratação é o tipo da obra. Se for predial, vai exigir profissionais adaptados às características deste empreendimento. Idem para construções de shopping centers, galpões de logística ou obras de infraestrutura. Os sistemas construtivos também são definidores na escolha dos profissionais. Se os pré-fabricados prevalecerem na obra, ela deve ter especialistas nesta área. Não é diferente, caso tenha estruturas moldadas in loco. O mesmo conceito vale se o empreendimento tiver que buscar certificação para construções sustentáveis. Neste caso, ter profissionais que detenham conhecimento nesta área é fundamental.

Fornecedores e terceirizados
O responsável pela contratação dentro de uma obra – função que muitas vezes também pode ficar a cargo da área de suprimentos – precisa ter o timing para buscar profissionais. De acordo com o avanço do cronograma da construção é que se vai avaliar o momento certo para ter o maior volume de operários no canteiro. Por isso, é importante ter planejamento antecipado para saber onde buscar os trabalhadores. Tê-los já pré-cadastrados é uma alternativa, assim como possuir um perfil bem definido do que será necessário contratar. No recrutamento, outro ponto relevante é a formalização. “A informalidade deve ser evitada sempre, sob o risco de comprometer toda a obra” sentencia Chammas.

A qualidade da contratação também passa pela capacidade dos prestadores de serviço terceirizado e dos fornecedores de materiais. “É preciso dimensionar o fornecedor, para que ele atenda a obra na medida certa. Outro ponto importante é ter o fornecedor com parceiro e fidelizar aqueles que mostram comprometimento”, enumera Valéria Chammas. Na prática, valem duas regras básicas para se encontrar bons fornecedores: o custo-benefício e o sucesso qualitativo. “É como diz a frase do Warren Buffett: preço é o que você paga e valor é o que você leva”, exemplifica a engenheira civil, citando que uma obra funciona como engrenagens, ou seja, uma área depende da outra para o sucesso do empreendimento. A começar pela eficácia das contratações.

Acesse o webseminário na íntegra aqui.

Entrevistada
Engenheira civil Valéria Chammas, gerente de Suprimentos na Libercon Engenharia (com base em webseminário e-Construmarket, concedido no dia 29/10/2015)
Contato: www.libercon.eng.br/libercon-engenharia/contato.asp

Crédito Foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil