Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Construtoras diversificam negócios e adotam aluguel

Gestão, Mercado da Construção, Mercado Imobiliário 19 de novembro de 2014

Em vez de vender seus apartamentos, empresas preferem locar. Motivo principal está no público com alto poder aquisitivo, que cansou de morar em hotel

Por: Altair Santos

Um novo nicho de mercado tem estimulado construtoras a se transformarem também em imobiliárias. Mais do que isso. Passaram a empreender em novos imóveis com o objetivo de alugar, em vez de vender. “Existe um público com demanda reprimida, formado por executivos que se mudam para grandes cidades, como São Paulo, e que não querem mais morar em hotéis. Preferem a personalização de um apartamento e a privacidade que ele oferece. São profissionais bem-sucedidos, e que têm bons salários, mas que, pela sazonalidade imposta por seus cargos, preferem não comprar imóveis, e sim alugá-los. A entrada deste novo player faz algumas construtoras diversificarem seus negócios”, diz Jaques Bushatsky, diretor de legislação do inquilinato do Secovi-SP.

Jaques Bushatsky, diretor de legislação do inquilinato do Secovi-SP: não tem nada a ver com crise. É uma questão de prospectar novos negócios

Advogado, Jaques Bushatsky não vê correlação com o momento atual do mercado imobiliário, onde as construtoras estão demorando mais para negociar seus estoques e reavaliando o cronograma de novos lançamentos, com este novo modelo de negócio. “Não tem nada a ver com crise. É mais uma tendência estimulada por um novo tipo de consumidor”, avalia.

Uma das primeiras a explorar esse nicho é a Vitacon Incorporadora e Construtora. Em 2013, a empresa lançou a linha VN Casa com a finalidade de construir imóveis residenciais e explorá-los comercialmente através de aluguel. “O serviço é inovador e tem o foco nos profissionais expatriados que precisam ficar em São Paulo, por conta dos compromissos corporativos, mas preferem um ambiente semelhante ao de casa, ao invés da impessoalidade de um quarto de hotel. As locações variam a partir de trinta dias”, revela Alexandre Lafer Frankel, CEO da Vitacon.

Modelo consagrado em NY

Os endereços da linha VN Casa, que inclui os edifícios VN Casa do Ator, VN Turiassu e VN Quatá, estão localizados em bairros onde o metro quadrado é um dos mais valorizados da cidade de São Paulo. As unidades medirão de 25 m² a 60 m² e as obras devem ser concluídas em até 20 meses. Quando os apartamentos ficarem prontos, a administração será entregue a uma start-up criada unicamente para gerenciar e alugar as unidades: a Sampa Housing. A Vitacon investirá R$ 2,5 milhões em dinheiro e R$ 240 milhões em imóveis na imobiliária, que oferecerá serviço de locação desburocratizada, como nos hotéis – incluindo check-in e pagamento através do cartão de crédito. Os apartamentos também são entregues mobiliados para o locatário, e com serviço de internet e TV por assinatura.

Vitacon Quatá: projetado exclusivamente para locação

Fora do Brasil, esse modelo de negócio já está consagrado em cidades como Nova York, nos Estados Unidos. “O mercado de locação de imóveis é muito forte no exterior. Veja que recentemente até o Grupo Safra entrou neste ramo. Comprou o maior prédio de Londres (Inglaterra) para alugar. É um mercado potente, bem regulado e seguro”, afirma Jaques Bushatsky. Conhecido no setor imobiliário norte-americano como “long stay”, essas locações costumam variar de três meses a trinta meses. “É uma modalidade que pode atrair até proprietários que vão deixar seu imóvel fechado por uma temporada, e podem disponibilizá-lo para locação por tempo determinado”, define Alexandre Lafer Frankel, mostrando o potencial do novo negócio.

Entrevistados
Engenheiro civil Alexandre Lafer Frankel, sócio-fundador e CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora
Advogado Jaques Bushatsky, diretor de legislação do inquilinato do Secovi-SP, professor, palestrante e autor de obras e artigos jurídicos

Alexandre Lafer Frankel, dono da construtora Vitacon: imóveis voltados a executivos de multinacionais

Contatos
secretaria@advocaciabushatsky.com.br
tatiana.botaro@vitacon.com.br (assessoria de imprensa)

Créditos Fotos: Divulgação/Vitacon

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também:

1 Comentário