Congresso do Ibracon estimula intercâmbio internacional

Congresso do Ibracon estimula intercâmbio internacional

Congresso do Ibracon estimula intercâmbio internacional 150 150 Cimento Itambé

Evento que marcou os 40 anos do Instituto Brasileiro do Concreto promoveu troca de tecnologias entre brasileiros, portugueses e norte-americanos

Por: Altair Santos

O 54º Congresso do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) que foi realizado de 8 a 11 de outubro, em Maceió/AL, marcou os 40 anos do Instituto. Mais que isso, reforçou intercâmbios internacionais entre organismos de engenharia civil da Europa e dos Estados Unidos com instituições nacionais. “Essas parcerias internacionais reconhecem toda a importância do Ibracon como entidade de defesa da técnica e das inovações importantes que ocorrem nesta área no Brasil. Isso sem dúvida se reflete na qualidade da construção civil e na consolidação da capacidade técnica da engenharia brasileira no setor do concreto”, avalia Túlio Nogueira Bittencourt, presidente do Ibracon.

Túlio Nogueira Bittencourt: Brasil consolida capacidade técnica no setor do concreto.

Os intercâmbios selados em Maceió abrangem concreto autoadensável, construções de barragens, infraestrutura ferroviária, metroviária e rodoviária e pavimento de concreto. “No caso das barragens, o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) de Portugal possui uma tecnologia bastante avançada, principalmente na parte de acompanhamento de modelagem. Então, são parcerias com as quais firmamos acordos para, a cada dois anos ou três anos, repetir fora do Brasil com o apoio do Ibracon“, destaca Túlio Nogueira Bittencourt. Esse evento já foi batizado de Dam World Conference – Conferência Mundial para discutir projetos, operação e manutenção de barragens.

Paralelamente ao 54º Ibracon ocorreu o 1º Simpósio Latino-Americano sobre Concreto Autoadensável. O material, cuja utilização no Brasil tornou-se mais frequente a partir de 2004, foi tema de debates sobre a sua evolução. “As questões abertas trataram da forma de lançamento, do preenchimento das armaduras e da utilização em pré-moldados. Tudo isso com a participação das universidades, como a Escola Politécnica da USP e a Escola de Engenharia de São Carlos, que levaram equipes de professores e alunos até Maceió”, comenta o presidente do Ibracon, cujo congresso recebeu a apresentação de 424 trabalhos de pesquisa.

O 54º Congresso do Ibracon também sediou a 8ª Feira Brasileira de Produtos e Serviços da Construção (Feibracon). O evento, que aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, aproveitou para fazer correlação com o bom momento que a construção civil vive no nordeste brasileiro. “O Ibracon valoriza e estimula o desenvolvimento do concreto no Brasil inteiro. Esta característica do congresso, de ser itinerante, é muito importante, pois estimula a correta aplicação do concreto em todo o território nacional. Além disso, a parte da indústria presente na feira teve a oportunidade de estabelecer parcerias interessantes com empresas nordestinas”, diz Túlio Nogueira Bittencourt, já preparando o 55º Congresso do Ibracon, que será em Gramado/RS, de 29 de outubro a 1º de novembro de 2013.

Entrevistado
Túlio Nogueira Bittencourt, presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto)
Currículo

– Túlio Nogueira Bittencourt é graduado em engenharia civil pela Universidade de Brasília (1984)
– Tem mestrado engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia de Estruturas, pela Cornell University (1993)
– Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e diretor-presidente do Conselho do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon)
– Tem experiência na área de estruturas, com ênfase em estruturas de concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica da fratura do concreto, modelagem computacional não linear via método dos elementos finitos, análise experimental e monitoração de estruturas
– É também membro do ACI (American Concrete Institute), do FIB (International Federation for Structural Concrete), TRB (Transportation Research Board), RILEM (International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures) e IABMAS (International Association for Bridge Maintenance and Safety)
– Atua como palestrante convidado em eventos nacionais e internacionais
Contato: tulio.bittencourt@poli.usp.br

Créditos foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil