Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Congresso do Crea-PR irá debater a sustentabilidade na construção civil

Construção Sustentável, Sustentabilidade 17 de maio de 2010

Evento que acontece no final de maio no Paraná também irá discutir o exercício da profissão entre profissionais de todo país

por: Vanessa Bordin – Vogg Branded Content

Entre os dias 26 a 28 de maio, será realizado o 7º Congresso Estadual de Profissionais do  Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná), em Foz do Iguaçu. Entre os diversos temas que serão abordados, o foco estará na discussão sobre sustentabilidade na construção civil. Devem participar em torno de 350 pessoas do Paraná, além de profissionais de outros estados.

As propostas que serão abordadas durante o evento vieram de debates entre engenheiros, arquitetos e estudantes de universidades de 35 cidades no Paraná, realizados no mês de março. Entre os assuntos mais interessantes, levantados durante esses encontros do Crea, está o aprimoramento do modelo de gestão e de certificação do acervo técnico, ou seja, como implementar novas possibilidades de exercer as profissões de engenharia, arquitetura e agronomia. Também, estiveram em destaque a discussão de como incentivar a prática da sustentabilidade, pensando na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, e a utilização correta dos materiais, como, por exemplo, o concreto, para que não haja desperdício.

Segundo Joel Krüger, presidente do Crea-PR, outra discussão importante que deve permear o debate do congresso estadual será a necessidade da criação de um exame de proficiência para os recém-formados. “Hoje apenas o curso de Direito exige uma prova para certificar a profissão. Queremos implantar esse modelo também dentro dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Engenharia. Isso daria mais suporte aos futuros profissionais”, destaca Krüger.
O 7º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-PR vai contar com a participação de cinco palestrantes de outros estados, entre eles estão: o presidente do Conselho Nacional do Crea, Marcos Tulio de Melo; o presidente do Crea da Bahia, Jonas Dantas dos Santos; e o diretor nacional da Usina Hidrelétrica de Itaipu, Jorge Samek.
Conselho Nacional e a sustentabilidade

Segundo Joel Krüger, o Conselho Nacional se reúne de três em três anos para ouvir o que foi debatido nos conselhos regionais e tentar por em prática as medidas solicitadas nos estados. “Este ano a nossa expectativa é de que o comitê paranaense leve para o Congresso Nacional, que será realizado no segundo semestre deste ano, a sustentabilidade. Temos base para apresentar bons projetos e defendê-los também, vai depender dos resultados no final de maio, de nosso congresso em Foz”, revela o presidente do Crea-PR.

Ele deu exemplos de sustentabilidade como: reutilização da água, captação da água da chuva em residência, mecanismos que incentivem o uso de materiais ambientalmente corretos e uso racional da energia. “Cada projeto, cada material, tem a sua particularidade. O cimento, por exemplo, pode ser mais utilizado na construção de casas, pois o produto tem uma boa durabilidade e apresenta boa relação custo-benefício. Mas, é preciso analisar a cadeia produtiva num todo. Há uma universidade do Paraná em que os alunos aprendem como reutilizar o pó do mármore e transformá-lo em tijolos. Esses são exemplos de que a sustentabilidade pode ser feita e depende só de nós. No entanto, ela é urgente. É a saúde do planeta que está em questão”, finaliza o presidente do Crea-PR.

Outros estados

O mesmo congresso que acontecerá no final de maio no Paraná também será realizado em outros estados, envolvendo profissionais dos Creas regionais de cada capital do país. No segundo semestre do ano haverá, ainda, um encontro nacional reunindo os participantes de todos os Creas para aprovação das medidas finais – que devem ser colocadas em prática dentro de três anos. No Rio Grande do Sul, o congresso regional será realizado já no próximo dia 16 de maio, na Assembléia Legislativa de Porto Alegre.
Entrevistado: Joel Krüger – Presidente do Crea-PR
E-mail: comunicacao@crea-pr.org.br

FRASE FINAL: Em sua opinião, a criação de um exame de proficiência para os recém formados nos cursos de Agronomia, Arquitetura e Engenharia seria um ganho para o mercado? Participe dessa discussão e deixe um comentário a seguir!

Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content



Tags:
Leia também: