Concurso Ousadia 2009

Concurso Ousadia 2009

Concurso Ousadia 2009 150 150 Cimento Itambé

Equipe de alunos da Universidade do Vale do Taquari ganha o 1º lugar no concurso promovido pelo Ibracon no CBC 2009

Créditos: Engº. Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica Itambé

Grupo Vencedor Concurso Ousadia

O Concurso Ousadia, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto, foi instituído em 2005 no Congresso Brasileiro do Concreto – CBC – realizado na cidade de Olinda/PE. Tem como objetivo incentivar o compartilhamento dos conhecimentos entre os ramos da arquitetura e da engenharia civil, que são complementares e interagem entre si na realização de diversas obras. Para cada cidade onde é realizado o CBC, o Ibracon elege um tema e os alunos desenvolvem o projeto, que deve ser ousado, mas realizável tecnicamente segundo a NBR 6118.

Na 5ª edição, realizada neste ano em Curitiba/PR, o primeiro lugar coube à equipe da Universidade do Vale do Taquari de Lajeado/RS – UNIVATES. Os alunos Márcio Braun, Renata Rahmeier, Juliana Gasparotto e Marcos Britto, supervisionados pelo arquiteto Leandro Marquetto e orientados pelo engenheiro Bernardo F. Tutikian, venceram o desafio de projetar uma passarela sobre a BR 277, unindo uma grande área verde da cidade – o Parque Barigüi – a um bairro bem movimentado – o Ecoville e um grande shopping center – o ParkShoppingBarigüi.

Concurso Ousadia - Projeto

O nome escolhido para a obra-de-arte, Passarela do Grimpeiro, faz referência a um passarinho que se alimenta de insetos das folhas e galhos do pinheiro-do-paraná, também conhecida como Araucária, árvore símbolo do estado. O Projeto aliou a harmonia e beleza do parque da cidade, com a diversidade contemporânea das construções do bairro residencial. A concepção contemplou a tecnologia como parâmetro da estrutura urbana e elegeu o concreto como marco de modernidade da cidade.

Toda a estrutura de concreto obedeceu às recomendações da norma NBR 6118 – Estrutura de concreto armado – Procedimento – e seguiu os padrões do Manual do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) para ordenamento do uso do solo nas faixas de domínio. Já as questões de mobiliário, acessos e equipamentos foram baseados na NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
Por tudo isso, só poderia dar o primeiro lugar.

Concurso Ousadia 3 - Projeto

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil