Para concreto aparente, compensado plastificado

Compensado plastificado para a concretagem tem aplicação em vários tipos de obras.

Para concreto aparente, compensado plastificado

Para concreto aparente, compensado plastificado 800 534 Cimento Itambé

Produto proporciona acabamento liso e brilhante, devido ao revestimento específico para essa função, e pode ser usado algumas dezenas de vezes

Por: Altair Santos

A desforma é o momento crucial para o concreto aparente. Existem produtos, como ceras desmoldantes, que são aplicados nas chapas de compensado para impedir que elas grudem no material durante a cura e comprometam o acabamento. Mas nem sempre o resultado final é o esperado. Se o desmoldante não for específico ao tipo de concreto, pode gerar manchas. Um produto que ajuda a minimizar esse risco é o compensado plastificado. Revestido com filme fenólico, ele envolve a chapa e impede que o concreto impregne na forma. Isso, quando instalado adequadamente. “O compensado plastificado proporciona acabamento liso e brilhante, devido ao revestimento específico para essa função. Ele também facilita o polimento do concreto aparente, para que a superfície ganhe brilho”, explica Pablo Marton do Nascimento, empresário do setor de produtos madeireiros para a construção civil.

Compensado plastificado para a concretagem tem aplicação em vários tipos de obras.

Compensado plastificado para a concretagem tem aplicação em vários tipos de obras.

A qualidade do compensado, e do filme fenólico que o reveste, influencia diretamente na qualidade final do concreto. A madeira e o plástico devem permitir que a perda de água, durante a cura, seja uniforme. “As primeiras vinte e quatro horas são decisivas para definir a qualidade do concreto. Se no primeiro dia de cura houver algum problema com a forma, o material pode perder até 33% de sua resistência final, além do provável aparecimento de fissuras. O concreto pode tornar-se mais poroso, por causa do descontrole da perda de água, e isso permite a entrada de agentes agressivos, gerando a instalação de células de corrosão nas armaduras ou mesmo uma carbonatação mais intensa, também desprotegendo o aço”, diz Pablo Marton do Nascimento. “O desmoldante usado na parte interna da forma também influencia na cura do concreto”, completa.

Do avião para a construção

O compensado plastificado usado na construção deriva do produto criado na Alemanha durante a Segunda Grande Guerra, que servia para revestir os aviões da artilharia aérea. O material revestido com tego film era leve, impermeável e permitia que as aeronaves desenvolvessem maior velocidade. Na reconstrução das cidades alemãs, o compensado de aviação passou a ser usado em formas para erguer prédios pré-fabricados com paredes de concreto.

Facilidade no transporte e rede de fornecedores em quase todo o país garantem bom custo-benefício aos compensados plastificados.

Facilidade no transporte e rede de fornecedores em quase todo o país garantem bom custo-benefício aos compensados plastificados.

Hoje, com o filme fenólico – mais adequado à cura do concreto -, o compensado plastificado utiliza películas com gramaturas que podem variar, de 110 g/m² a 480 g/m². Bem utilizado, o produto pode permitir até 30 reutilizações. No Brasil, há fabricantes em quase todos os estados, com grande concentração de uso nas regiões sul e sudeste.

Os fabricantes sugerem que a aplicação do compensado plastificado em formas para concretagem deve vir contemplada no projeto. O tamanho da obra não limita seu uso. Pode estar tanto em construções residenciais quanto em usinas hidrelétricas, estradas, pontes e viadutos. Também é usado em caixarias de concretagem, tapumes e andaimes. O custo-benefício torna o compensado plastificado uma opção para as formas de alumínio, principalmente quando a aplicabilidade envolve pequenas áreas. Além disso, a logística e o transporte também tornam o produto mais competitivo.


Entrevistado

Pablo Marton do Nascimento: uso de desmoldantes tem que ser específico para cada tipo de concreto.

Pablo Marton do Nascimento: uso de desmoldantes tem que ser específico para cada tipo de concreto.

Designer industrial Pablo Marton do Nascimento, sócio-diretor da Global Wood do Brasil (distribuidora de produtos madeireiros para construção civil e sistemas construtivos)

Contato
pablo@globalwoodbrasil.com.br
pablo@globalwood.com.br
www.globalwoodbrasil.com.br

Créditos Fotos: Divulgação/Globalwood

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil