Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Complexo multiuso transforma Londrina

Gestão, Gestão de Obras, Marketing e Vendas 6 de abril de 2011

Área em construção na cidade vai agregar shopping, torres comerciais e residenciais, centro de convenções, teatro e parque

Por: Altair Santos

Raul Fulgêncio: empreendimento vai gerar um impacto econômico importante para Londrina.

O maior projeto multiuso do sul do Brasil está em construção em Londrina. Trata-se do empreendimento Marco Zero, que vai agregar o Boulevard Londrina Shopping e uma minicidade, com prédios residenciais e comerciais, hotel, escolas, restaurantes, centro de convenções e áreas de lazer, além de um teatro.

O complexo será erguido em uma área de 257 mil m², com potencial construtivo de 900 mil m². A primeira etapa da obra, que inclui o hotel e o shopping, tem entrega prevista para o segundo semestre de 2012. Todo o projeto, que ainda terá cinco torres de 20 andares, estará concluído num prazo máximo de cinco anos.

Segundo o empreendedor Raul Fulgêncio, que foi quem idealizou o projeto, a obra vai mudar o perfil da cidade. “Este empreendimento é maior que o centro de Londrina. Vai criar um novo centro para a cidade, só que planejado”, explica. A expectativa é de que o complexo, quando totalmente concluído, receba um fluxo mensal de 300 mil pessoas. Para se ter uma ideia, a população atual da segunda maior cidade do Paraná é de 506.645 habitantes.

Mas os números não impressionam apenas pelo volume de clientes que irá atrair. Os dados da obra também são impactantes. A estimativa é que o empreendimento consuma pelo menos 180 mil m³ de concreto, com mais de 50% dele em forma de pré-moldado. Além disso, a primeira etapa da construção já está gerando 2.300 empregos diretos. “O Complexo Marco Zero vai criar um novo paradigma para Londrina e já é referência para a construção civil do sul do país”, exalta Fulgêncio.

O investimento total deve chegar a R$ 800 milhões e segue o conceito moderno de empreendimentos deste porte, que é o multiuso, o qual permite aliar moradia, trabalho, compras, lazer e gastronomia em um só local. O complexo também terá um parque de 35 mil m², que depois de concluído será doado à prefeitura de Londrina.

A cargo da construtora Sonae Sierra Brasil, a obra terá as certificações LEED e AQUA e contará com reaproveitamento de água, reaproveitamento de água da chuva, uso inteligente da energia, reaproveitamento de resíduos de demolição para as calçadas. O complexo está sendo erguido em uma antiga área industrial, próximo ao terminal rodoviário de Londrina e ao estádio Vitorino Gonçalves Dias. “Vai gerar um impacto econômico importante para a cidade, pois irá revitalizar uma região que encontrava empecilhos para se desenvolver”, completa Raul Fulgêncio.

Desenho do empreendimento Marco Zero: shopping, torres comerciais e residenciais, hotel e teatro em um só espaço.

Área do complexo tem potencial construtivo de 900 mil metros quadrados e deve consumir pelo menos 180 mil metros cúbicos de cimento.

País aposta em shopping
Até o final de 2014, mais 124 novos shopping centers devem entrar em operação no Brasil. Só este ano, a expectativa é de que o país atinja a marca de 439 shopping centers em operação, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A previsão é que mais 18 novos empreendimentos sejam inaugurados até o final do ano. Para 2012, está prevista a abertura de outros 29 centros de compras.

Fundações do shopping já foram erguidas no local que vai abrigar o maior complexo multiuso do sul do país.

Desde 2006, segundo dados da associação, o número de empreendimentos inaugurados anualmente só não cresceu em 2008. Naquele ano, quando o país teve de enfrentar a crise financeira mundial, foram 11 lançamentos, menos que os 14 do ano anterior.

Quantidade de shopping centers construídos recentemente no Brasil.

Clique aqui e assista ao vídeo do empreendimento.

Entrevistados
Raul Fulgêncio, empreendedor imobiliário
Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce)

Currículo

– Raul Fulgêncio é corretor de imóveis e diretor-presidente da Raul Fulgêncio Negócios Imobiliários
Contatos: raul@raulfulgencio.com.br / eduardo.faustino@raulfulgencio.com.br / ana.paula@cdicom.com.br
Site: www.raulfulgencio.com.br

Créditos: Divulgação/Raul Fulgêncio e Agência Londrix

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Leia também: