Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Com um ano, CAU ainda mapeia arquitetos do Brasil

Por dentro do Mercado, Universidade e Pesquisa 10 de dezembro de 2012

Censo organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo é fundamental para saber quem são e quais são as perspectivas dos profissionais que atuam no país

Por: Altair Santos

Não é à toa que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo escolheu o dia 15 de dezembro como data de fundação. O marco coincide com o aniversário de Oscar Niemeyer, que recebeu o registro número 1 do CAU. Em 2012, o conselho, que desvinculou arquitetos e urbanistas do Confea/CREA, completa um ano. Neste período, o maior desafio tem sido identificar os profissionais que atuam em todo o país.

Haroldo Pinheiro, presidente do CAU: conselho investe em tecnologia para aprimorar fiscalização.

Por isso, o CAU promove um censo para mapear a categoria. O trabalho tem sido feito paralelamente à emissão da carteira de identidade profissional de arquitetos e urbanistas. “Agora que temos um conselho exclusivo, pretendemos fazer uma pesquisa abrangente para conhecer quem são os profissionais de arquitetura e urbanismo do Brasil. O objetivo é estratificar o nosso conjunto para podermos nos aproximar e ter um CAU cada vez mais útil para todos”, explica o ouvidor geral do CAU, José Eduardo Tibiriçá.

Os dados mais recentes, divulgados Confea/CREA, revelam que em 2010 havia 79.093 arquitetos e urbanistas e engenheiros-arquitetos no Brasil. Destes, 57,22% concentravam-se na região Sudeste do país, 21,28% na região Sul, 11,73% na região Nordeste, 6,76% no Centro-Oeste e 3,01% no Norte. Ainda de acordo com a pesquisa, que contou com a participação da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), o Brasil forma anualmente 6.500 profissionais nos 200 cursos espalhados no território nacional.

Com o censo, que tende a atualizar esses números e aprofundar os dados, o Conselho espera definir uma política salarial para a categoria, identificar profissionais de outras áreas que estejam desenvolvendo atividades de atribuição exclusiva a arquitetos e urbanistas e definir a geografia dos profissionais no país, até para estimular a criação de novos cursos em instituições de ensino. Além disso, o CAU trabalha na consagração de um código de ética e na criação de um manual de fiscalização e exercício profissional.
Para o presidente nacional do CAU, Haroldo Pinheiro, além de organizar o Conselho é obrigação da atual diretoria conduzir debates sobre a atualização do ensino de arquitetura e urbanismo, assim como dar ênfase à responsabilidade técnica do setor. “Estamos determinados a lutar pela correta compreensão da importância da nossa profissão e pela universalização do acesso à arquitetura e urbanismo de qualidade”, destaca.

A criação do CAU foi o último decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com data de 31 de dezembro de 2010. Amparado pela lei n.º 12.378, o Conselho dota de personalidade jurídica de direito público o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo. De acordo com Haroldo Pinheiro, trata-se de uma “realidade irretornável”. “O apagão que havia sido previsto para a arquitetura e urbanismo não ocorreu. Estamos concluindo as normas fundamentais para o funcionamento do nosso conselho e abrindo discussões públicas sobre os diversos assuntos de interesse da sociedade, no que se refere ao setor”, conclui.

Entrevistado
Haroldo Pinheiro, presidente nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)
Currículo
– Haroldo Pinheiro é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de Brasília (1980). Entre seus principais trabalhos, é autor do projeto e membro da direção da obra de retrofit do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, com supervisão de Oscar Niemeyer
– Também é coautor do anteprojeto de arquitetura e urbanismo para alteração no centro urbano de Brasília – SHN/SDN, com Lúcio Costa
– Atuou em inúmeros projetos e obras com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé), fundando, em sociedade, o Instituto Habitat
– Foi presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e membro do Conselho Superior da União Internacional dos Arquitetos (UIA)
– Atualmente é presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR)
Contato: comunicacao@caubr.gov.br  /  www.caubr.org.br

Créditos foto:  Divulgação/CAU

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330


Leia também: