Cloud computing é viável em processos de gestão de obras

Cloud computing é viável em processos de gestão de obras

Cloud computing é viável em processos de gestão de obras 150 150 Cimento Itambé

Tecnologia, que permite portabilidade de sistemas através da computação em nuvem, pode aposentar softwares até então imprescindíveis nas construções

Por: Altair Santos

A tecnologia cloud computing (computação em nuvem) começa a revolucionar a construção civil. Algumas companhias já a testam em processos de gestão de obras, dispensando softwares e hardwares – até então imprescindíveis. A vantagem é a dinâmica que pode ser dada a determinadas etapas de um empreendimento. Como as empreitadas costumeiramente ficam distantes das sedes administrativas das empresas, a computação em nuvem permite que as áreas de suprimento, administração e comercial se comuniquem em tempo real por tablets, smartphones, ipads, ipods ou iphones, dispensando o deslocamento de volumosos equipamentos de informática para o canteiro de obras.

Rodrigo Jorge Resegue, da Blue Service: construção civil tem perfil para se aproveitar das vantagens da computação em nuvem.

No Brasil, a opção das empresas ligadas à construção civil tem sido pelo modelo SaaS (Software as a Service ou software como serviço) para cloud computing. As companhias contratam software, hardware e todos os serviços agregados de um fornecedor, que oferece um sistema 100% web, ou seja, tudo acessado pela internet, em troca de uma assinatura mensal. A solução SaaS é indicada principalmente para pequenas e médias empresas, pois permite que elas tenham acesso a boas soluções de tecnologia sem que façam grandes investimentos em hardware e infraestrutura.

Segundo Rodrigo Jorge Resegue, diretor executivo da Blue Service – empresa que atua no desenvolvimento e licenciamento de softwares corporativos, consultoria em tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas para internet -, não só o canteiro de obras ganha com cloud computing. A gestão de relacionamento com o cliente (CRM, em inglês) também. “A parte de prestação de serviço das construtoras ganha muito, seja o sistema de incorporação, de controle de vendas ou CRM. Consegue-se fazer tudo em tempo real e sem custo de software instalado. A grande vantagem é a portabilidade do sistema”, diz.

Depois de começar pelos usuários comuns, que hoje utilizam ferramentas como MSN, Twitter, Orkut e Facebook por sistemas em nuvem, a cloud computing atualmente já é bem explorada pelas áreas de prestação de serviço e financeira. A próxima onda começa a se espalhar pela indústria e também pelas áreas de governo, com as chamadas nuvens públicas. Por isso, estima-se que 2011 termine com investimento quatro vezes maior em cloud do que em outros setores da tecnologia da informação (TI), segundo dados da Gartner Group – tradicional empresa norte-americana de consultoria e pesquisa na área de TI.

Mas o que é cloud computing?

O conceito de cloud computing é disponibilizar sistemas via internet, sem que eles estejam fisicamente instalados numa máquina. A internet, em diagramas globais de rede, é simbolizada por uma nuvem. Daí deriva a denominação computação em nuvens. A vantagem é que as empresas podem contratar o serviço em vez de despender grandes recursos com departamentos de TI. Outro aspecto positivo é a portabilidade. A desvantagem, segundo alegam profissionais de tecnologia da informação, é a segurança. “Acho que tudo depende do sistema de segurança do data center que vai prestar o serviço de cloud. Talvez não seja a questão de a computação em nuvem ser menos segura, mas ter um sistema de segurança mais caro. E isso vai ser embutido no custo do serviço”, avalia Rodrigo Jorge Resegue.

Entenda o que é computação em nuvem. Fonte: Sienge

Entrevistado
Rodrigo Jorge Resegue, diretor executivo da Blue Service
Currículo

Atua desde 1996 em desenvolvimento de Internet em 1996. Atuou como web designer, programador, analista de planejamento, atendimento a clientes e gerente de projetos, passando por todas as áreas, tendo dirigido o desenvolvimento de mais de 100 projetos de tecnologia web, para clientes de todos os portes e setores.
Contato: rodrigo@blueservice.com.br

Crédito Foto: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil