Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

China inaugura 6 dos 10 novos arranha-céus do mundo

Inovação, Obras Inovadoras 28 de janeiro de 2016

Coreia do Sul, Emirados Árabes, Rússia e Iraque são os outros países onde estão em obras os novos megaedifícios a serem concluídos em 2016

Por: Altair Santos

Em seu mais recente relatório, o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH, na sigla em inglês) anunciou que passará a envolver em suas estatísticas apenas prédios com mais de 200 metros de altura. A decisão muda o conceito de arranha-céu. O motivo tem a ver com a participação da China neste mercado. O país está se tornando o maior construtor de megaedifícios. Em 2015, dos 106 inaugurados, 62 estavam em território chinês. Neste ano, a presença chinesa tende a aumentar. Dos 10 maiores prédios que serão concluídos em 2016, seis estão na China. Os demais se localizam na Coreia do Sul, Emirados Árabes, Rússia e Iraque.

Shangai Tower: com 632 metros de altura, ícone da pujança econômica da China

Shangai Tower: com 632 metros de altura, ícone da pujança econômica da China

A estatística torna-se ainda mais relevante se forem contabilizados os 20 maiores arranha-céus com previsão de inauguração em 2016. Destes, 14 estão em construção na China. Nenhum ameaça o maior do mundo, que continuará sendo o Burj Khalifa, em Dubai, com seus 829 metros. Mas os empreendimentos chineses já começam a alcançar algumas marcas. O Ping An Finance Center, que com seus 599 metros e 115 pavimentos é o mais alto em construção no país, quando pronto irá se transformar no maior prédio de escritórios do planeta, superando o One World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, que tem 541 metros.

O Ping An Finance Center foi projetado em 2008 e sua construção começou em 2010. No entanto, a obra teve que ser paralisada em 2011 quando se constatou que em alguns pilares de sua fundação foi usada areia do mar como agregado do concreto. Sob o risco de colapso, as estruturas foram demolidas e refeitas. O prédio, então, teve suas obras retomadas em 2012. Localizado na província de Shenzhen, o Ping An Finance Center é apenas dois metros mais alto do que o segundo maior edifício a ser inaugurado em 2016. Trata-se do Goldin Finance 117, com 597 metros, e que está em obras em Tianjin. O empreendimento terá 128 pavimentos, abrigando escritórios, apartamentos residenciais e um hotel.

Ping An Finance Center: com 599 metros de altura, o maior edifício de escritórios do mundo

Ping An Finance Center: com 599 metros de altura, o maior edifício de escritórios do mundo

Alta tecnologia construtiva

Nenhum destes edifícios a serem entregues em 2016 na China vai superar em altura o Shanghai Tower, concluído no final do ano passado. Com 632 metros e 128 andares, o prédio é o segundo mais alto do mundo e mostra toda a tecnologia que a engenharia e a arquitetura chinesa vêm agregando. O projeto do edifício, construído em uma região vulnerável a tremores sísmicos e assentado sobre um solo rico em argila, teve que levar em conta as condições adversas, além de considerar os fortes ventos que atingem a região, e que, às vezes, alcançam 80 km/h. A solução encontrada pelo escritório de arquitetura britânico Gensler foi conceber o prédio como se fosse uma árvore.

As fundações se espalham por um raio de 500 metros, com profundidade superior a 100 metros. Só essa etapa consumiu 61 mil m³ de concreto. No centro do edifício se ergue um tronco de estrutura mista (aço e concreto) que acompanha a edificação até o topo. Em toda a obra, o volume de concreto ultrapassou em pouco os 220 mil m³. Detentor da certificação LEED Gold, o Shangai Tower utiliza todos os recursos de captação de luz solar e de reaproveitamento de água da chuva para gerar 30% da energia elétrica e hídrica de que necessita para operar diariamente. Sob o ponto de vista de tecnologias construtivas, o edifício é considerado atualmente o mais moderno do mundo, mas tende a ser superado em breve pelos arranha-céus chineses que vão despontar em 2016.

CTF Finance Center: com 530 metros de altura, o maior da província de Guangzhou

CTF Finance Center: com 530 metros de altura, o maior da província de Guangzhou

Saiba mais sobre os novos arranha-céus a serem inaugurados em 2016.
Saiba mais sobre os 106 arranha-céus inaugurados em 2015.
Saiba mais sobre o Shangai Tower.

Entrevistado
Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH) (via assessoria de imprensa)
Gensler Design (via assessoria de imprensa)

Contatos
info@ctbuh.org
www.ctbuh.org
newbusiness@gensler.com
www.gensler.com

Goldin Finance 117: com 597 metros, vai abrigar escritórios, apartamentos habitacionais e hotel

Goldin Finance 117: com 597 metros, vai abrigar escritórios, apartamentos habitacionais e hotel

Créditos fotos: Divulgação/Gensler

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Leia também:

1 Comentário