Cimento Itambé

Portal Itambé
Ligue-nos

Canoas de Concreto: Nova Coleção 2008

Inovação, Novas Tecnologias, Sobre Concreto 17 de novembro de 2008

Alunos do quarto ano de Engenharia Civil da Universidade Positivo, reuniram-se para a famosa corrida das canoas de concreto. O lago do campus, mais uma vez, foi o “palco” do evento

Créditos: Engª. Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

No início do ano letivo, os acadêmicos da disciplina “Trabalho de Engenharia III”, organizaram-se para a construção da canoa de concreto. Esta cadeira possui uma abordagem diferente, pois reúne atividades como desenho técnico, estudo de materiais, confecção das fôrmas, concretagem, pintura e teste prático.

As equipes participantes dividiram as tarefas e enquanto uma parte estudou o projeto da canoa, a outra rodou traços experimentais de concreto no canteiro de obras.

Os grupos mostraram, ao longo do ano, comprometimento, alto astral e muita criatividade, principalmente para batizar os barcos.

Nesta “nova coleção”, os materiais empregados foram:

– Equipes Vicking e Herbie: concreto com sílica ativa em suspensão;

– Equipe Duro de afundar: concreto com vermiculita e microesfera de vidro;

– Equipe Procurando remo: concreto com argila expandida;

– Equipe Tagarela: concreto com aditivo polimérico e fibra de polipropileno.

Para obtenção do traço a ser utilizado as equipes contaram com a participação da Itambé, que pelo sexto ano consecutivo prestou suporte técnico na elaboração dos concretos especiais (através da participação ativa da engenheira Naguisa Tokudome), além da doação do cimento utilizado na confecção das canoas. A coordenação do projeto foi da professora Patrícia Maggi. Também colaboraram para o sucesso e consolidação do projeto as empresas Basf, Grace, Hagen, MC-Bauchemie, Neo-matex, Tecnosil, Texiglass e 3M.

No dia 24 de outubro, cinco equipes remaram aproximadamente mil metros numa competição que reuniu familiares dos estudantes, colegas de outros períodos e cursos.

A Universidade Positivo realiza a corrida para o desfecho do projeto e também para promover a integração entre as diversas equipes participantes.



Tags:
Leia também: