Bloco de concreto ganha manual de normas técnicas

Carlos Alberto Tauil: normalização do setor de blocos de concreto começou nos anos 1970.

Bloco de concreto ganha manual de normas técnicas

Bloco de concreto ganha manual de normas técnicas 800 582 Cimento Itambé

Coordenação do documento está a cargo do arquiteto Carlos Alberto Tauil, consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto

Por: Altair Santos

Os blocos de concreto para alvenaria têm cada vez mais normas técnicas a seguir. Recentemente, a ABNT NBR 12.118/2007- Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Métodos de ensaio – foi revisada e ganhou critérios mais claros de verificação de conformidade. Também está em processo de revisão a NBR 6.136/2008 – Requisitos para blocos de concreto. Por causa do volume de normas, a BlocoBrasil decidiu criar um manual para orientar seus associados. “Assim, a cadeia produtiva da construção brasileira, incluindo fabricantes, laboratórios, projetistas e construtores, têm a garantia de adquirir blocos de concreto de qualidade, produzidos e ensaiados de acordo com as melhores técnicas em vigor”, avalia Marcelo Kaiuca, presidente da BlocoBrasil.

Carlos Alberto Tauil: normalização do setor de blocos de concreto começou nos anos 1970.

A coordenação do guia de normas está a cargo do arquiteto Carlos Alberto Tauil, consultor técnico da BlocoBrasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto). “O setor de blocos de concreto está atento para as exigências de revisão das normas existentes, visando à sua permanente atualização. Por isso, pedimos permissão à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a edição de duas coletâneas das normas relativas aos blocos de concreto para alvenaria e pavimentação, para envio aos associados e a profissionais e construtoras que utilizam os sistemas construtivos com esses componentes de concreto”, diz Tauil, citando as normas mais relevantes para o setor, e que estão no manual da BlocoBrasil:

•    ABNT NBR 6136 – Bloco de concreto simples para alvenaria estrutural
•    ABNT NBR 12118 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Métodos de ensaio
•    ABNT NBR 15961(Partes 1 e 2) – Alvenaria estrutural – Blocos de concreto e Execução e controle de obras
•    ABNT NBR 8949 – Paredes de alvenaria estrutural – Ensaio a compressão simples
•    ABNT NBR 14321 – Paredes de alvenaria estrutural – Determinação da resistência ao cisalhamento
•    ABNT NBR 14322 – Paredes de alvenaria estrutural – Verificação da resistência à flexão simples ou à flexocompressão
•    ABNT NBR15873 – Coordenação modular para edificações

Pavimentação com peças de concreto
•    ABNT NBR 9781 – Peças de concreto para pavimentação
•    ABNT NBR 15953 – Pavimento intertravado com peças de concreto

Evolução do mercado
No Brasil, a normalização de blocos de concreto começou nos anos 1970. Hoje, a BlocoBrasil as utiliza como referência para definir a qualidade dos produtos fabricados e entende que elas são fundamentais para a evolução do mercado. “As construtoras passaram a exigir em suas obras produtos em conformidade com as normas brasileiras da ABNT e que possuam certificação (Selo de Qualidade ABCP ou marca de conformidade do Inmetro).  Isso também fez com que os programas habitacionais do governo passassem a exigir certificações”, explica Tauil, revelando que o setor já se debruça sobre novas normas. “Está em projeto a norma de pavimento permeável com peças de concreto intertravadas e peças de concreto drenante”, diz.

Fabricar de acordo com as normas técnicas é uma das exigências que a BlocoBrasil faz para aceitar associados. “Somente fabricantes com produtos certificados com o Selo de Qualidade ABCP podem se associar à BlocoBrasil. É uma garantia que os construtores têm para a compra dos produtos”, referenda Carlos Alberto Tauil, lembrando que a BlocoBrasil tem associados que fabricam blocos para alvenaria – estruturais ou de vedação – e para pisos. “As máquinas que produzem blocos de concreto para pavimentação também produzem blocos de concreto para alvenaria. Portanto, os dois produtos são do âmbito dos fabricantes associados à BlocoBrasil”, completa.

Entrevistado
Arquiteto e professor Carlos Alberto Tauil, atualmente consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil)
Contato
blocobrasil@blocobrasil.com.br
www.blocobrasil.com.br

Crédito Foto: Divulgação/BlocoBrasil

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil