Blocaus, Cimento Itambé e ABCP capacitam profissionais no Paraná

Blocaus, Cimento Itambé e ABCP capacitam profissionais no Paraná

Blocaus, Cimento Itambé e ABCP capacitam profissionais no Paraná 150 150 Cimento Itambé

Em parceria com a Prefeitura de Campina Grande do Sul, as empresas promoveram cursos para treinamento de mão de obra da comunidade local

Créditos: Engª. Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé

Blocaus, Cimento Itambé e ABCP capacitam profissionais no Paraná

Blocaus, Cimento Itambé e ABCP capacitam profissionais no Paraná

Na primeira semana de novembro, durante quatro noites, foram realizados cursos básicos de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto e Pavimento Intertravado de Concreto.

Na noite de abertura, a Itambé recepcionou os participantes, apresentando-lhes informações sobre as normas que regem as especificações dos blocos e seus requisitos.

Sob a orientação do Engenheiro Marcelo Ulsenheimer, da Blocaus, os alunos aprenderam a “ler” um projeto de alvenaria estrutural, receberam dicas e ensinamentos sobre a correta utilização dos blocos e as ferramentas mais adequadas para construir de forma racional e garantir a qualidade das edificações.

Na noite seguinte, Paulo Laureanti, da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), comandou a aula prática de assentamento. Em um canteiro ele mostrou vários tipos de ferramentas, equipamentos, dicas para a segurança do trabalhador e deixou que os alunos manuseassem os materiais apresentados e assentassem algumas peças.

Segundo Paulo Laureanti, as pessoas se dedicaram e participaram ativamente das aulas. “A ABCP trabalha para contribuir na divulgação destes produtos e para o treinamento da mão de obra da construção civil”.

Na terceira noite, os alunos conheceram as técnicas de colocação do pavimento intertravado de concreto, também conhecido como “paver”. Foram apresentados os requisitos exigidos pela norma, características, benefícios e a versatilidade do pavimento para montar vários tipos de layout.

Na última aula, os participantes tiveram oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na noite anterior.

Para a cerimônia da entrega dos certificados, estiveram presentes a banda marcial de Piraquara e um palestrante convidado para dar dicas sobre postura e comportamento numa entrevista de trabalho. A comunidade local compareceu e lotou o evento realizado no dia 12 de novembro no Teatro Municipal.

A Blocaus vê na realização dos cursos a oportunidade de praticar uma ação social e também a abertura de mercado em Campina Grande do Sul. “O objetivo é capacitar a mão de obra local e divulgar informações sobre o bloco e o pavimento intertravado de concreto. O primeiro curso foi realizado no início do ano e, até o momento, já atendemos quatro obras na cidade”, disse Marcelo Ulsenheimer.

Para Walmir dos Santos, Gerente de Ações Profissionalizantes da Agência do Trabalhador do município, o conhecimento adquirido pelos moradores possibilita que eles se candidatem para melhores vagas de trabalho. “Nós recrutaremos as pessoas treinadas para o projeto da Prefeitura que planeja pavimentar novas calçadas na cidade em 2010”.

Blocaus, Cimento Itambé e ABCP capacitam profissionais no Paraná

Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil