Basílica da Sagrada Família em Barcelona, enfim, será concluída

Basílica da Sagrada Família: canteiro de obras já dura 134 anos

Basílica da Sagrada Família em Barcelona, enfim, será concluída

Basílica da Sagrada Família em Barcelona, enfim, será concluída 740 555 Cimento Itambé

Projetada por Gaudí, a icônica edificação – símbolo da arquitetura expressionista – será concluída até 2026, por R$ 900 milhões

Por: Altair Santos

A Basílica da Sagrada Família, na cidade de Barcelona, é famosa por três motivos: foi projetada por Antoni Gaudí, tornou-se um símbolo da arquitetura expressionista e suas obras, iniciadas em 1882, nunca foram concluídas. Pois agora, um grupo de arquitetos catalães definiu uma data para que a igreja seja, finalmente, finalizada. O prazo é 2026. O orçamento, estimado em 250 milhões de euros (cerca de R$ 900 milhões), será bancado pelo Vaticano, por doações e pela venda de ingressos.

Basílica da Sagrada Família: canteiro de obras já dura 134 anos

Basílica da Sagrada Família: canteiro de obras já dura 134 anos

Quando pronta, a basílica terá 18 torres – atualmente 8 estão concluídas -, sendo que a mais alta alcançará 172,5 metros de altura. Assim, a igreja se tornará a mais alta da Europa, e também a maior edificação de Barcelona. Na simbologia projetada por Gaudí, cada torre representa um dos 12 apóstolos, além de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos quatro Evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João). A torre que levará o nome de Jesus será a mais alta de todas.

A data de conclusão da Basílica da Sagrada Família não é por acaso. Ela coincidirá com o centenário da morte de Antoni Gaudí. Até lá, a expectativa é de que a edificação, que foi declarada patrimônio da humanidade em 2005, chegue à marca de 5 milhões de visitantes por ano. Segundo rankings especializados em turismo, a basílica é o 5º lugar que mais desperta o interesse de turistas em todo o mundo. Em 2015, 3,4 milhões de pessoas que estiveram em Barcelona passaram pela igreja.

Tecnologia a serviço da obra

Arquiteto Jordi Fauli mostra maquete de como ficará a basílica quando for concluída

Arquiteto Jordi Fauli mostra maquete de como ficará a basílica quando for concluída

O arquiteto à frente da obra é o catalão Jordi Fauli. Ele conta que, juntas, as torres em construção vão pesar 23 mil toneladas. Para sustentá-las, a engenharia projetou elementos estruturais de pedra, cada um medindo seis metros de base por cinco metros de altura, em formato de “M”. Tirantes de aço no interior de cada bloco irão tensionar as torres, para que elas resistam ao vento. “A basílica está 70% concluída e Gaudí deixou todos os projetos concebidos para finalizá-la. Óbvio que o avanço tecnológico permite que alteremos alguns conceitos na execução da obra”, explica o arquiteto.

Jordi Fauli está no comando do projeto de conclusão da Basílica da Sagrada Família desde 2012. Ele comanda uma equipe de outros cinco arquitetos: Carles Buxadé, Joan Margarit, Josep Gómez, Jordi Coll, Mark Burry. O objetivo do grupo é preservar ao máximo o projeto original de Gaudí. O arquiteto catalão morreu em 1926, vítima de um atropelamento. Todo o seu legado encontra-se em Barcelona e na região da Catalunha, na Espanha. Admirador do estilo neogótico, suas obras influenciam fortemente a arquitetura da cidade catalã.

Gaudí tinha 31 anos quando assumiu o projeto da basílica. Antes de morrer, o arquiteto havia conseguido construir apenas uma torre. Do projeto original, ele deixou as plantas e uma maquete em gesso, que foi seriamente danificada durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939).

Interior da basílica projetada por Antoni Gaudí: um dos cinco pontos turísticos mais visitados no mundo

Interior da basílica projetada por Antoni Gaudí: um dos cinco pontos turísticos mais visitados no mundo

Veja o vídeo de como ficará a Basílica da Sagrada Família após a conclusão

Entrevistado
Fundação para a construção do templo expiatório da Sagrada Família (via departamento de comunicação)
Contatos
informacio@sagradafamilia.org
www.Sagradafamilia.org

Créditos Fotos: Divulgação

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil