Atualização tecnológica para construtores

Atualização tecnológica para construtores

Atualização tecnológica para construtores 150 150 Cimento Itambé

Palestra em evento gaúcho esclarece os principais aspectos do concreto auto-adensável

Créditos: Engº. Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica Itambé

A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, sediou, entre os dias 22 e 25 de maio, o Construbusiness 2008, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria – Sinduscon – SM. Além de promover uma grande mostra de produtos e serviços de decoração, mobiliário e materiais de construção, a feira apresentou diversas oficinas e palestras direcionadas tanto a empresários do setor, quanto ao público em geral.

A cidade de Santa Maria tem fama de ser centro do saber e da formação profissional, pois aliada à baixa taxa de analfabetismo (segundo a Fundação de Economia e Estatística do Governo do Estado, a taxa é de 4,96%) e possui a maior Universidade Federal do interior do estado – a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O município possui também sete faculdades e universidades privadas, um colégio técnico na área agrícola e na área industrial da UFSM e duas escolas de aprendizagem industrial. Tudo isso credencia Santa Maria como uma das cidades do estado gaúcho com melhores condições de fornecer grande apoio às indústrias que vierem a se instalar na região.

Sempre presente em acontecimentos do segmento, a empresa Reitex / Supertex apoiou o Construbusiness 2008, e contou com o apoio da Itambé, que apresentou uma palestra sobre Concreto Auto-adensável. Elizandro Basso, sócio gerente da empresa, diz ser importante a divulgação desta tecnologia: “A idéia era mostrar aos construtores que este tipo de concreto, ainda pouco utilizado no Brasil, é uma boa opção de qualidade e durabilidade com custo compatível ao concreto convencional”, explica.

O início do desenvolvimento ocorreu no Japão, na década de 80, com o objetivo de melhorar a qualidade e a durabilidade das estruturas de concreto armado e rapidamente evoluiu para outros paises, devido a sua versatilidade e facilidade de aplicação até mesmo em peças mais complicadas.

Tem como principal característica a fluidez sem segregação, além de permitir um perfeito preenchimento de toda a peça com o mínimo teor de vazios. Após a concretagem, os cuidados com a cura são os mesmos do concreto convencional e a evolução da resistência também se faz da mesma maneira.

VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil