Serviço prestado exclusivamente aos clientes da Companhia fortalece parcerias e melhora qualidade de produtos como concreto, pré-moldados e artefatos de cimento
Por: Altair Santos
Em 2012, as assessorias técnicas prestadas pela Cia. de Cimento Itambé estabeleceram um número recorde de atendimentos desde que a empresa criou o departamento, em 1995. Houve visitas a 50 clientes em toda a região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) superando a marca de 2011, que havia sido de 40 assessorias. Na média de dez anos, a Itambé tem atendido 35 parceiros anualmente – boa parte deles atuando no mercado de concreteiras, pré-moldados e artefatos de cimento.
A vocação da Cia. de Cimento Itambé é voltada aos clientes industriais, para quem ela vende cimento na modalidade a granel. No entanto, recentemente, a assessoria técnica passou também a atender pequenas construtoras e clientes dos revendedores de Cimento Itambé, que são as microempresas de artefatos, e que, eventualmente, pedem auxílio para aprimorar seus processos de fabricação. Para esses parceiros também é disponibilizado o programa Timão, voltado para o aprimoramento da mão de obra dos profissionais que atuam na cadeia produtiva da construção civil.
A equipe da assessoria técnica é acionada quando o assessor comercial da empresa sente que o cliente está com dificuldades ou quando o próprio cliente, através do site da Itambé ou pelo telefone 0800419002, requer o serviço. “Tornar nosso cliente competitivo, fabricando produtos de qualidade e com custo controlado, fortalece nosso relacionamento e estabelece uma cumplicidade que é sentida principalmente nos momentos em que a Itambé tem que enfrentar seus concorrentes”, explica o engenheiro civil Lycio Vellozo, diretor comercial da Itambé.
O serviço de assessoria técnica é exclusivo para clientes Itambé. Os assessores comerciais detectam a necessidade dos parceiros e agendam, juntamente com os assessores técnicos, o período da realização dos trabalhos. Indo ao local, os especialistas acompanham o processo produtivo e detectam onde o cliente precisa melhorar para usar todo o potencial do Cimento Itambé e de outros materiais. De forma geral, cada etapa é realizada em três dias e o serviço é inteiramente gratuito.
Atualmente, a pedido dos próprios clientes, a assessoria técnica da Cia. de Cimento Itambé passou a orientá-los também sobre a disposição dos equipamentos de produção (layout), a ampliação do parque industrial e o uso de novos materiais e tecnologias. No entanto, a maior parte dos serviços está relacionada a dosagens de concreto para os produtos que os clientes fabricam, além de dosagens de argamassa, ensaios de cimento, controle tecnológico do concreto, ensaios de agregados, acompanhamento e avaliação do processo produtivo e apoio técnico em processos de certificação.
Entrevistado
Lycio Vellozo, diretor comercial da Itambé
Contato: www.cimentoitambe.com.br
Créditos foto: Divulgação/Itambé