Abcic anuncia obras do ano em construção industrializada

Vencedores estão em Porto Alegre-RS, Vitória-ES e Cataguases-MG, e têm em comum os elementos pré-fabricados de concreto

Abcic anuncia obras do ano em construção industrializada

Abcic anuncia obras do ano em construção industrializada 1000 563 Cimento Itambé
Unisinos

Campus da Unisinos de Porto Alegre-RS: construção industrializada foi decisiva para cumprimento do cronograma. Crédito: Abcic

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, edição 2018. Neste ano, foram escolhidos empreendimentos em três categorias: edificações, infraestrutura e pequenas obras. Em edificações, a obra vencedora foi o campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre-RS. Na categoria infraestrutura, o prêmio ficou com o terminal aeroportuário de Vitória-ES. Já na categoria pequenas obras, o vencedor foi o prédio EMG da Energisa, situado em Cataguases-MG.

A solenidade de premiação ocorreu no dia 29 de novembro de 2018, em São Paulo-SP. “A decisão de dividir a premiação em categorias se mostrou acertada, uma vez que recebemos a inscrição de obras de diversos segmentos, evidenciando a versatilidade, a abrangência nacional e a importância do sistema construtivo para o setor”, afirma Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic. A premiação também tem o apoio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) e da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração).

aeroporto_vitoria

Aeroporto de Vitória-ES: uso de peças pré-fabricadas ajudou a livrar obra do embargo do TCU. Crédito: Abcic

Categoria edificações

Com 60,8 mil m², o campus de Porto Alegre-RS da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) ganhou na categoria edificações por que o projeto é composto por quatro setores, sendo duas unidades construídas com estruturas pré-fabricadas de concreto, a fim de que o cronograma da obra pudesse ser cumprido. O processo de projeto e licitação demorou um ano a mais que o esperado e o prazo final de entrega de obra não poderia ser alterado, pois já existia programação para início das aulas no novo campus. O projeto arquitetônico ficou a cargo dos arquitetos André Detanico, Tarso Carneiro e Maurício Ceolin (AT Arquitetura).

Categoria infraestrutura

Já o terminal aeroportuário de Vitória-ES, vencedor na categoria infraestrutura, tem as seguintes assinaturas: projeto estrutural de Eduardo Dell’Avanzi e José Soto Quevedo e projeto arquitetônico de Ricardo Rodrigues e Thereza C.N.M. Ferreira. A construtora que iniciou a obra estava produzindo as peças moldadas in loco. No entanto, houve o embargo pelo Tribunal de Contas da União. Uma nova empresa assumiu o projeto e optou por elementos pré-fabricados, o que facilitou a execução e possibilitou o atendimento do prazo solicitado pela Infraero.

Categoria pequenas obras

Energisa

Sede da Energisa, em Cataguazes-MG: pré-fabricação aliada a conceitos modernos de sustentabilidade e tecnologia
. Crédito: Abcic

Já na categoria pequenas obras, o vencedor foi o prédio EMG da Energisa, em Cataguases-MG. O edifício tem multipavimentos, com superestrutura pré-fabricada de concreto armado e protendido, composta de pilares circulares segmentados, vigas e lajes alveolares. Inaugurado em comemoração aos 113 anos da empresa, recebeu investimentos da ordem de R$ 40 milhões. O prédio se transformou em um novo marco no distrito industrial da cidade por incorporar diversos conceitos modernos de sustentabilidade e tecnologia. Quem assina é o renomado escritório internacional de arquitetura Davis Brody Bond, com sede em Nova York e filial em São Paulo. Já o projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Rogério Cierro.

Entrevistado
Reportagem com base na apresentação das obras premiadas pela Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto)

Contato: abcic@abcic.org.br

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
VEJA TAMBÉM NO MASSA CINZENTA

MANTENHA-SE ATUALIZADO COM O MERCADO

Cadastre-se no e receba o informativo semanal sobre o mercado da construção civil