O objetivo é estabelecer intercâmbio técnico-científico entre os departamentos de engenharia civil das universidades da Região Sul do Brasil, para a utilização da estrutura técnica e equipamentos da Cimento Itambé, visando capacitar e desenvolver os alunos para os corretos preceitos de utilização do cimento e do concreto.

Intercâmbio Itambé - UFPR

Desde 2007 a Cimento Itambé possui um convênio de intercâmbio técnico-científico com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Esta aproximação entre a universidade e a indústria permite estabelecer uma visão de mercado aos alunos e mostrar alguns segmentos interessantes da construção civil para uma futura carreira profissional.

O Plano de Trabalho estabelecido no Convênio prevê as seguintes ações anuais:

  • Realização de 3 palestras para alunos de Materiais de Construção com os temas: Fabricação de Cimento Portland, controle de qualidade do cimento e controle de qualidade de concreto.
  • Realização de 10 aulas de laboratório para os ensaios de agregados, argamassa e Cimento Portland.
  • Doação de 10 sacos de cimento, 2 m³ de areia e 2 m³ de brita para as aulas práticas de laboratório.
  • Doação de 10 sacos de cimento, 2 m³ de areia e 2 m³ de brita para as aulas práticas de laboratório.
  • Realização de 3 visitas à central de concreto.
  • Apoio aos programas de Mestrado e Iniciação Científica com fornecimento de insumos para pesquisas, compartilhamento de acervo técnico e publicação dos trabalhos no site da Itambé.
  • Apoio na montagem do laboratório de materiais com o fornecimento de amostras das matérias primas componentes do cimento e produtos derivados de cimento.

Intercâmbio Itambé - UTFPR

Com inicio no ano letivo de 2011, a Itambé e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba assinaram um Termo de Convênio com o objetivo de estabelecer ações didáticas com o Departamento de Construção Civil para capacitar e desenvolver os alunos nas questões da utilização do cimento e do concreto.

O Plano de Trabalho elaborado para atender o Convênio prevê palestras técnicas, aulas práticas de laboratório e visitas à fábrica e mina da Itambé.