Caminhos de Balsa Nova

Ao longo dos anos, a Itambé atua muito além de suas obrigações legais. Atualmente, tem trabalhado intensamente no desenvolvimento social das comunidades, buscando contribuir de forma atuante para o seu aperfeiçoamento, provocando mudanças de atitudes e de valores que materializem o ideal de uma sociedade sustentável.

As ações de natureza ambiental, desenvolvidas pela Itambé são realizadas em estrita conformidade com sua Política Ambiental. Isto traduz-se em ações voltadas ao planejamento; ao desenvolvimento de estudos e projetos; à condução de procedimentos de licenciamento ambiental; ao monitoramento ambiental em áreas sob influência de seus empreendimentos; e à representação da empresa nos assuntos relacionados ao meio ambiente.
Caminhos de Balsa Nova 02

Dentro dessa diretriz, em junho de 2001, a assinatura de um Termo de Cooperação entre a Cimento Itambé e a prefeitura de Balsa Nova marcou o início do programa Caminhos de Balsa Nova, que foi instituído com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na região através do resgate histórico, valorização do cidadão e estímulo ao turismo rural e esportes ligados à natureza.

Em setembro de 2002, a Itambé lançou o Guia Caminhos de Balsa Nova, elaborado a partir de um criterioso e detalhado estudo de todas as trilhas com potencial ecoturístico e de esportes de aventura no município. Outra iniciativa da empresa foi a sinalização das trilhas, para facilitar o acesso a todos os atrativos.

De 2002 a 2006, a Itambé patrocinou a etapa paranaense do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventuras; realizada no município de Balsa Nova. A competição contou com equipes de diversas partes do Brasil e teve a finalidade de divulgar a cidade e seus Caminhos como um pólo para a prática do esporte de aventura.

Desde a implantação do programa Caminhos de Balsa Nova, a comunidade empresarial da cidade se organizou para atender a demanda; houve também a instituição do Conselho Municipal de Meio Ambiente e a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, além da revitalização do distrito de São Luis do Purunã, principal ponto turístico da cidade.

folder Caminhos de Balsa Nova (3.3MB)